sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Creme de 2 chocolates

E cá vem mais um dos doces que passou pela minha mesa este Natal. Aliás este é SEMPRE um dos doces das festas cá de casa, porque todo o pessoal adora

De cada vez que faço esta receita há briga certa cá em casa. O meu irmão, os meus filhos e as minhas sobrinhas reclamam a taça só para si... É uma guerra!!!! Mas fica mesmo muito bom... é chocolate não havia de ficar!!!!


A receita "ouvi-a" há bastantes anos num dia em que estava de férias e o Manuel Luis Goucha presenteou as "assistentes" do seu programa da manhã com esta receita que constava do seu livro "Os doces do Manel". Nunca comprei o livro e apanhei a receita meio no ar mas é qualquer coisa assim:

Ingredientes:

1 tablete de chocolate preto
1 tablete de chocolate branco
400g de açúcar (eu uso cerca de 300g e preferêncialmente açucar em pó)
2 pacotes de natas
3 colheres de açucar
2 colheres de margarina

Preparação:
Derrete-se a tablete de chocolate preto com uma colher de margarina. Faz-se um creme com 4 gemas e 200g (no meu caso 150g) de açúcar e junta-se o chocolate derretido.

Derrete-se a tablete de chocolate branco. Faz-se, igualmente, um creme com 4 gemas e 200g de açúcar (no meu caso 150g)  e junta-se o chocolate derretido.

Batem-se 2 pacotes de natas com 3 colheres de açúcar e acrescenta-se metade ao creme de chocolate negro e a outra metade ao creme de chocolate branco.

Deita-se na travessa em camadas alternadas de cada um dos cremes de chocolate (desta vez fui pondo colheradas na taça mas não resulta tão bem em termos visuais, mas o sabor, claro, está lá).

Nota: Pode aromatizar-se o creme de chocolate branco com aroma de baunilha e o de chocolate preto com laranja, canela ou café.

4 comentários:

Isabel Salvador disse...

Uma colega já fez e é mesmo muito boa esta receita, adoro....bjokitas amiga

Josy disse...

Nelinha querida esses cremes costumam dar guerra aqui em casa também, fica relmente delicioso. Adorei sua sugestão. Poxa fiquei triste com a noticia da Nanda, pena que não a conheci, essa doença é muito cruel não é amiga? Sofre o doente e quem está a sua volta. É uma pena. Vou conhecer sim o blog dela. Obrigada viu? Nelinha que vc e sua familia tenham um Ano Novo maravilhoso, repleto de saúde, paz, harmonia, obrigada peça amizade a mim dedicada e por tod o os comentários que me deuxou até hoje. Ano que vem estaremos aqui novamente.

São Ribeiro disse...

GOSTEI MUITO DESSE CREME, DEVE SER BEM DELICIOSO.
UM EXCELENTE 2012
BJS

Luisa Alexandra disse...

Tem um aspecto mesmo muito bom esse creme, certamente uma sobremesa muito gulosa!
Votos de um Ano Novo cheio das maiores felicidades e muita saúde.
Beijinho!