sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Creme de 2 chocolates

E cá vem mais um dos doces que passou pela minha mesa este Natal. Aliás este é SEMPRE um dos doces das festas cá de casa, porque todo o pessoal adora

De cada vez que faço esta receita há briga certa cá em casa. O meu irmão, os meus filhos e as minhas sobrinhas reclamam a taça só para si... É uma guerra!!!! Mas fica mesmo muito bom... é chocolate não havia de ficar!!!!


A receita "ouvi-a" há bastantes anos num dia em que estava de férias e o Manuel Luis Goucha presenteou as "assistentes" do seu programa da manhã com esta receita que constava do seu livro "Os doces do Manel". Nunca comprei o livro e apanhei a receita meio no ar mas é qualquer coisa assim:

Ingredientes:

1 tablete de chocolate preto
1 tablete de chocolate branco
400g de açúcar (eu uso cerca de 300g e preferêncialmente açucar em pó)
2 pacotes de natas
3 colheres de açucar
2 colheres de margarina

Preparação:
Derrete-se a tablete de chocolate preto com uma colher de margarina. Faz-se um creme com 4 gemas e 200g (no meu caso 150g) de açúcar e junta-se o chocolate derretido.

Derrete-se a tablete de chocolate branco. Faz-se, igualmente, um creme com 4 gemas e 200g de açúcar (no meu caso 150g)  e junta-se o chocolate derretido.

Batem-se 2 pacotes de natas com 3 colheres de açúcar e acrescenta-se metade ao creme de chocolate negro e a outra metade ao creme de chocolate branco.

Deita-se na travessa em camadas alternadas de cada um dos cremes de chocolate (desta vez fui pondo colheradas na taça mas não resulta tão bem em termos visuais, mas o sabor, claro, está lá).

Nota: Pode aromatizar-se o creme de chocolate branco com aroma de baunilha e o de chocolate preto com laranja, canela ou café.

4 comentários:

♥♥ belinhagulosa ♥♥ disse...

Uma colega já fez e é mesmo muito boa esta receita, adoro....bjokitas amiga

Josy disse...

Nelinha querida esses cremes costumam dar guerra aqui em casa também, fica relmente delicioso. Adorei sua sugestão. Poxa fiquei triste com a noticia da Nanda, pena que não a conheci, essa doença é muito cruel não é amiga? Sofre o doente e quem está a sua volta. É uma pena. Vou conhecer sim o blog dela. Obrigada viu? Nelinha que vc e sua familia tenham um Ano Novo maravilhoso, repleto de saúde, paz, harmonia, obrigada peça amizade a mim dedicada e por tod o os comentários que me deuxou até hoje. Ano que vem estaremos aqui novamente.

são33 disse...

GOSTEI MUITO DESSE CREME, DEVE SER BEM DELICIOSO.
UM EXCELENTE 2012
BJS

Luisa Alexandra ♥ disse...

Tem um aspecto mesmo muito bom esse creme, certamente uma sobremesa muito gulosa!
Votos de um Ano Novo cheio das maiores felicidades e muita saúde.
Beijinho!