sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Pão com mistura de farinhas

Eu que gosto tanto de pão (costela alentejana, não havia de gostar!!!) cheguei à conclusão que nunca tinha aqui deixado nenhum pãozinho.

Não sou grande padeira mas às vezes gosto de fazer umas misturas de farinhas que resultam bem. Nunca uso as farinhas pré-preparadas sózinhas, misturo-as sempre com farinha de trigo sem fermento na proporção de entre 200 a 250 g de farinha pré-preparada para entre 280 e 330 de farinha de trigo. Penso que as farinhas pré-preparadas não são nada baratas e misturadas fica muito mais económico, sem que se perca na qualidade.

As farinhas que normalmente gosto de misturar são as de sementes de girassol quer do Aldi (preferencialmente) quer do Lidl. Mas um dia destes descobri da marca Continente farinha de soja. Toca a misturar tudo!!!

Então não é que saiu um pãozinho bem saboroso!!!


Ingredientes:
270g de farinha de trigo
130g farinha de soja
130g farinha de sementes de girassol do Aldi
330 ml de água
sal a gosto

Preparação:
Na cuba da máquina de pão colocar a água e o sal.
Pesar as farinhas e juntar à agua e sal.
Programar a máquina (a minha é do Lidl) no programa 1 - Normal.

Depois é só esperar que o cheirinho do pão a cozer invada a cozinha e depois de pronto e antes que arrefeça, preparar a faca, a manteiga!!!!

3 comentários:

Ana Rita disse...

E toca a inventar porque nessas trocas e baldrocas descobrimos receitas novas que apreciamos muito.Eu ás vezes uso restinhos de uma e outra farinha e vai tudo junto na mfp e sai sempre um paozinho bom, então quentinhooooo...

Bjoka
Rita

Josy disse...

Nelinha, também gosto de inventar moda na minha cozinha, gosto também de misturar farinhas, colocar leite em pó, fécula de batata, farinhas diferentes, e sempre saem bem, assim como saiu esse pão lindo que fizeste.Ficou com uma linda textura e o sabor com certeza bom também, pena que não conheço essas farinhas aqui, mas ja ouvi falar muito bem delas. Lindo pão. Bjinhos, um ótimo final de semana

Ana disse...

E ficou um belo pão! Amanhã tenho ideia de fazer sair um da minha cozinha!

Beijinhos