sábado, 27 de novembro de 2010

Bacalhau do Mário

Para terminar uma semana dificil no trabalho, na quinta e sexta-feira estive em formação. A semana tinha sido muito cansativa no trabalho e os dias de formação são sempre dias que alteram as nossas rotinas. Quando vinha para casa ao final do dia estava de rastos e tinha decidido: Não vou fazer jantar!
Mas entretanto, pelo caminho, a conversa foi parar à culinária - que é um assunto que me anima sempre - e acabámos por trocar algumas receitas. O meu colega Mário falou então de um bacalhau, que sendo muito simples, me deu vontade de ir para a cozinha.

E pronto, lá alterei os meus planos!! Já não fui buscar nada ao take-away e fui diretinha à cozinha fazer o "Bacalhau à Mário".

Ingredientes:
Bacalhau (usei um pacote de bacalhau desfiado congelado)
2 ou 3 cebolas
3 dentes de alho
Azeite
Maionaise
Batatas

Preparação:
Comecei em primeiro lugar por pôr  o puré de batata a fazer  na Bimby (receita do livro base).
De seguida coze-se o bacalhau.
Enquanto o bacalhau coze, coloca-se numa frigideira a cebola às rodelas, o alho picadinho e o azeite. Faz-se uma cebolada generosa, deixando a cebola apenas lourinha.
Entretanto coloca-se o bacalhau no fundo de uma travessa e deita-se a cebolada por cima. Por cima da cebolada põe-se um pouco de maionaise. Depois do puré feito coloca-se à volta da travessa.
Finalmente vai ao forno e acompanha com uma saladinha.
Muito simples, rápido e saboroso. Sem dúvida uma receita a repetir.

Sem comentários: