sexta-feira, 1 de junho de 2012

Bolo de chocolate com gelado de baunilha

Como dizia o poeta:

"... Grande é a poesia, a bondade e as danças...
Mas o melhor do mundo são as crianças,..."

Penso que esta seja uma boa sugestão para o Dia Mundial da Criança.

O tempo está tão quente que apetece mesmo um geladinho, mas também não fica nada mal acompanhar o geladinho com uma bela fatia de bolo de chocolate.

Este bolo de chocolate é já sobejamente conhecido por quem tem bimby é a Delícia de chocolate do livro base, mas desta vez experimentei não bater as claras, porque estava com um bocadinho de pressa... também ficou bom!!



Ingredientes:
200 grs de açúcar
250grs de chocolate em tablete
250 grs de manteiga
6 ovos
50 grs de farinha

Preparação:
Coloca-se a borboleta no copo e deita-se as claras. Programa-se 6 min, vel 3. Retira-se para uma taça e reserva-se. (Como já referi passei este passo e assim, em baixo, onde se lê gemas deve ler-se ovos inteiros)
Retira-se a borboleta e, sem lavar o copo, deita-se o açúcar, as gemas e a manteiga e programa-se 6 min, 70º na vel 4.
Adiciona-se o chocolate em pedaços, deixa-se derreter um pouco (eu vou envolvendo com a espátula) e mistura-se 20 seg, na vel 5.
Por fim, adiciona-se a farinha e mistura-se 10 seg, na vel 5.
Para quem queira fazer com as claras em castelo: Volta-se a colocar a borboleta e envolvem-se as claras uns segundos na velocidade 2,5.
Deita-se numa forma de abrir (eu já tenho usado uma sem buraco normal forrada com papel vegetal e margarina) e leva-se ao forno pré-aquecido a 200º, por apenas 10 ou 15 minutos. Mas depende dos fornos, o que devemos ter em atenção é que o bolo fica cozido por fora mas o interior fica tipo mousse.

Este bolo ainda morno com o gelado de baunilha… não sei se vos diga se vos conte!!!!

6 comentários:

Josy disse...

Nelinha querida estava perdida de voce. Não sei o que está acontecendo com a configuração do meu blog, pois adiciono os blogs que sigo e salvo, porém as vezes some, e eu costumo fazer minhas visitas pelo blogroll e qdo vou ver alguns blogs que eu sigo somem, porisso minha demora, são tantos blogs que não lembro de todas, aí qdo as pessoas vem me visitar como vc fez, salvo de novo, espero que desta vez fique. Perdi muitas delicias por aqui, andei dando uma olhada, e que linda homenagem às crianças, eu que não sou uma, adoro bolo de chocolate com sorvete. Linda foto. Beijinhos

Luisa Alexandra disse...

É uma sugestão mesmo gulosa!

O Cantinho da Sophia disse...

Adoro a combinação dos bolos de chocolate com gelado. Fica uma delicia.
BEijinhos

Papinha Doce disse...

Uma bolinha de gelado e um pedaço de bolo de chocolate, hum... gostei.
Bom fim de Semana
Beijinho

Anónimo disse...

Interessante... o resultado deve ser uma maravilha! Bjoca

Xana Bértolo disse...

Só me ocorre dizer: perfeito :)