segunda-feira, 21 de maio de 2012

Frango do campo no forno com pasta de caril vermelho

Numa das minha idas ao Martim Moniz comprei uma pasta de caril vermelho que é simplesmente deliciosa. Utilizo-a em imensos pratos mas nunca tinha utilizados em assados. Desta vez resolvi experimentar e ainda bem que o fiz.

A pasta de caril vermelho não tem nada a ver com a pasta de caril amarela que habitualmente conhecemos. É usada essencialmente na cozinha tailandeza e tem esta cor porque a sua base são malaguetas, o que a torna mais picante do que as outras.

Esta receita não tem nada a ver com a forma tradicional como ela é usada nas receitas (com o leite de côco, etc), mas eu acho que ela fica bem de qualquer maneira e uso-a bastante em substituição do colorau, que eu não aprecio muito.

Se gostam de picante, experimentem que não se vão arrepender!!!


Ingredientes:
1 frango do campo
3 dentes de alho
2 colheres de sopa de pasta de caril vermelho
1 colher de chá de coentros em grão
1 colher de chá de mostarda em grão
um pouco de alecrim fresco
sal
azeite
vinho branco

Preparação:
Num almofariz pisam-se os alhos com o sal, os coentros em grão, a mostarda em grão e o alecrim fresco. Junta-se depois a pasta de caril vermelho e um fiozinho de azerite e mistura-se bem.
Com a pasta preparada barra-se o frango por dentro e por fora, rega-se com um bocadinho de vinho branco e mais um fiozinho de azeite e deixa-se repousar durante uma hora para os sabores se misturarem com a carne.
Depois leva-se a assar durante cerca de 1h30m, regando de vez em quando. Se necessário, por ter falta de molho, vai-se acrescentando um pouco de vinho ou mesmo um pouco de água.

As batatas apenas junto ao frango a cerca de 30 minutos de terminar, sendo que, previamente dou-lhes uma fervura durante cerca de 10 minutos, em água aromatizada com  sal, 1 alho esmagado e 1 folha de louro.

3 comentários:

São Ribeiro disse...

NÃO CONHEÇO ESSA PASTA DE CARIL MAS ACHEI BEM INTERESSANTE.
O FRANGO FICOU BEM AO MEU GOSTO,UMA DELICIA .
BOA SEMANA
BJS

Mónica Silva disse...

Tão bom aspecto Nelinha :) Não conheço essa pasta de caril :)

Beijinho

Luisa Alexandra disse...

Não sou apreciadora de comidas picantes, mas gostei do aspecto da tua refeição!