quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

O meu Natal

Como já referi os dias que antecedem o Natal são, para mim, completamente alucinados. Como deixo tudo para os últimos dias (prendas inclusive) levo o tempo a fazer listas do que me falta (porque falta-me sempre qualquer coisa). Faço as listas das prendas que faltam, dos doces a fazer, das compras no supermercado, mas mesmo assim, às vezes ainda falta qualquer coisinha. Este ano foi o requeijão. Tinha feito doce de abóbora com nozes e esqueci-me de comprar o requeijão. Como se fizesse falta com tanto doce lá em casa… mas apetecia mesmo!!!!

O Natal é sempre passado na minha casa. Para além de nós cá de casa, junta-se a minha mãe, as minhas sobrinhas, o meu irmão e a namorada, e o filho dela, que veio relembrar os Natais com crianças, já que os meus filhos e as minhas sobrinhas já estão crescidos... Como dizia o meu irmão este ano até há mais um a beber vinho ao jantar.

Na noite de Natal servimos o tradicional bacalhau cozido com couves, batatas e ovo. E com alguma conversa e muitos risos pelo meio, espera-se ansiosamente pela meia-noite, hora em que o pai Natal passa para deixar os presentes.

No dia 25 é rei da mesa o peru recheado com carnes, nozes e castanhas.  Este ano ficou uma delícia!! Com as sobras do jantar fiz um bacalhau no pão que também ficou bastante bom.

E Natal sem doces não é Natal. Foram feitos doces de colher, várias tartes, sonhos e só o bolo rei foi comprado.

A tarde do dia de Natal é sempre aproveitada para uns jogos de tabuleiro… Este ano foi Trivial.

O jantar foi petisco. Queijos, presunto, paio, gambas cozidas e um pão recheado com queijo que estava excelente!!!

E pronto, assim se passou mais um Natal, aconchegante, divertido e em companhia da família.

Não sei se é da idade mas este ano fiquei mais cansada do que é habitual, felizmente que não trabalhei a 26 e aproveitei para pôr a casa em ordem (está quase). Só hoje voltei ao blog e por isso deixo apenas as fotos (as que tirei porque, de algumas coisas esqueci-me!!!) para vos ir abrindo o apetite. As receitas vão sendo postas por estes dias.

7 comentários:

Unknown disse...

Que mesa maravilhosa,

Gostei!!

Bom ano de 2012!!

Sílvia

www.docinhosdaucic.blogspot.com

Borboleta disse...

Estava tudo fantástico, valeu a pena o trabalho....

Josy disse...

Nossa quantas delicias amiga, cansa, realmente é cansativo, mas vale muito a pena não é?? Parabéns todos os pratos muito apetitosos. Bjocas

São Ribeiro disse...

ESTOU A VER QUE FOI UM BOM NATAL.
COISAS NÃO FALTARAM,E JUNTO DA FAMILIA É A MELHOR PRENDA.

BJS

Sara Ramos disse...

O teu Natal deve ter sido fantástica.
O teu relato foi bem "delicioso"... Para o ano há mais e que seja tão bem recheado como este. Beijinhos

Luisa Alexandra disse...

O importante é que o Natal foi passado em família, é o nosso bem mais precioso!

Espero que rapidamente coloques tudo em ordem, é mesmo a parte mais chata quando temos que colocar novamente tudo em ordem e limpar o que se suja, mas faz parte também da festa! Coragem e continuação de Boas-Festas!

Fio Norte disse...

E podes por favor explicar como é Bacalhau com pão?
Têm tudo um aspeto delicioso:)
Beijonhos