quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Bolo de S.Nicolau ou bolo molhadinho

Com o Verão e as férias a minha cozinha tem andado meio em banho Maria, no entanto, ao dar volta às fotos verifiquei que ainda não tinha colocado aqui este bolinho... Imperdoável porque é muito bom!!!!
Este bolo é mais uma das receitas bem antigas do livrinho de receitas da minha mãe. Nunca entendi muito bem o porquê do  nome do bolo... nós normalmente chamávamos-lhe "Bolo molhadinho".

Não sei porquê foi caindo no esquecimento e já não o fazia há imenso tempo, até porque perdi o norte a um caderninho de receitas antigo onde ele estava e quando ia a casa da minha mãe esquecia-me sempre de trazer a receita.

Um dia destes lembrei-me e agora que a tenho é um daqueles bolos a fazer muitas vezes, tal como era um dos bolos que a minha mãe mais fazia. É muito bom!!!!!!!



Ingredientes:
Bolo:
150g de açucar
125g farinha
1 colher de chá de fermento royal
4 ovos
100 g de margarina

Molho:
0.25dl de leite
6 coheres de açucar
1 colher de margarina

Preparação:
Bolo:
Mistura-se o açucar com as gemas e bate-se bem até ficar em creme. Depois adiciona-se a margarina e volta a bater-se bem. A seguir juntam-se as claras, alternando com a farinha. Envolve-se tudo e vai ao forno a cozer em forma untada de margarina e polvilhada com farinha (eu ultimamente uso o óleo em spray Espiga).
Quando estiver cozido retira-se do forno e sem tirar da forma pica-se o bolo com um palito e deita-se por cima o molho que entretanto foi preparado. Deixa-se embeber um bocadinho dentro da forma e só depois se desenforma.

Molho:
Juntam-se todos os ingredientes e leva-se ao lume até ferver.

8 comentários:

Isabel Salvador disse...

Nelinha amiga que rico boleco...bjokitass

Ana Rita Marreiros disse...

É um bolo rapidinho e decerteza bem bom... ;)

Bjoka
Rita

Receitas para a Felicidade disse...

Também me lembra muito um que a minha mãe fazia e a que dava o nome de Bolo Nicola e nós adorávamos por ser assim molhadinho...

Obrigado pela partilha da receita, beijinhos!!

Catarina Collins disse...

Nelinha,
Amo bolos molhadinhos... Esse esta com um aspecto delicioso : ) Ja somos duas que andamos com a cozinha em banho maria, eu também voltei de ferias e estou na mesma. Gosto muito de receitas de família, e que venham mais : )

Beijinhos

Josy disse...

Nelinha adoro bolos molhadinhos, e sua mãe sabe o que é bom, os bolos de nossas mães sempre são deliciosos. Gostei muito dessa receita e por nome S.Nicolau eu não conhecia. Vou levar a receita...bjokas

Ana disse...

O bolinho está mesmo bonito. :)

Xana Bértolo disse...

Adorei o aspecto, deve estar mesmo bom :)
beijinhos

Luisa Alexandra disse...

Os bolos assim simples são sempre tão bons!