quarta-feira, 8 de junho de 2011

Peito de perú no forno com mostarda antiga e tomilho

A tentativa de reduzir um pouquinho as calorias consumidas e a minha falta de inspiração tem feito com que a minha cozinha, ultimamente, não tenha comidinhas tão variadas o que, consequentemente, determina a minha ausência ao blog. Para mais, o meu filho mais velho levou a máquina fotográfica há quase 3 semanas e a máquina velha está uma treta, e isto sem fotos não têm graça nenhuma.

Já comprei uma máquina para mim (daquelas mais baratinhas para andar na mala) e para a estreia resolvi fazer um assadinho no forno, que é sem dúvida uma das maneiras de cozinhar que mais gosto.

Quanto á máquina, é uma Nikon, foi baratinha mas é muito jeitosinha... entre imensas funcionalidades, até tem a funcionalidade para fotografar comida, coisa que eu pensava que só as mais caras tinham!!! Foi mesmo boa compra!!!

A minha refeição... voltei ao perú (temos de poupar nas calorias) e apesar de muita gente achar que se trata de uma carne pouco saborosa, eu acho que, desde que bem temperadinha, fica muito agradável.


Ingredientes:
1 peito de perú com cerca de 1,200 Kg
3 dentes de alho
sal aromatizado com diversas pimentas e ervas secas
1 colher de sobremesa de mostarda antiga
tomilho fresco
azeite
1/2 copo de vinho branco

Preparação:
Num almofariz pisei o alhos e o sal aromatizado. Juntei a mostarda, o tomilho e um fiozinho de azeite. Envolvi bem e barrei a carne. Reguei com o vinho branco e deixei a repousar, tapado com uma folha de papel de alumínio para a carne absorver os sabores.
Levei ao forno tapado com a mesma prata e deixei assar cerca de 35 a 40 minutos. Depois retirei a prata, reguei com o molho que se formou e deixei assar mais 15 a 20 minutos.

Acompanhei com uma bela saladinha de alface, com cenoura ralada e aromatizada com bastantes coentros.

5 comentários:

Sara Ramos disse...

Que delicia, ficou com muito bom aspecto. Tb comprei uma máquina recentemente e tb estou mt contente com ela. Bjocas

Luisa Alexandra disse...

Parabéns pela receita e pela nova aquisição! As fotos estão óptimas, podias era seleccionar um tamanho maior, sempre ficava mais apelativo.

Ana Rita Marreiros disse...

Uma óptima refeição e bem saudável!!!

Bjoka
Rita

Cidália disse...

Esse perú ficou magnífico, eu pessoalmente prefiro carnes brancas, cá em casa opto sempre pelo perú e frango.
Beijinhos

comidinhas da elsa disse...

Que rico aspecto tem este peru, adorei a receita, ainda por cima é bem saudável.
Joquinhas