quinta-feira, 14 de abril de 2011

Tiramissu de chocolate e morangos

Tenho tido alguma dificuldade em me sentar ao computador mas a cozinha não tem parado, por isso, depois de uns dias de ausência, tenho tanta coisa para vos mostrar.

Começo por onde? Decidi-me pela sobremesa que mais sucesso fez no aniversário do meu filho. Este tiramissu é mesmo uma verdadeira tentação... DELICIOSO!!!!

Ainda por cima em época de morangos temos de aproveitar para fazer o máximo de receitas com esta maravilhosa fruta!!
A foto não está grande coisa mas garanto que é fantástico

Esta receita foi tirada da revista Bimby Momentos de Partilha de Setembro de 2010

Ingredientes:
Para o bolo:
4 ovos
1 pitada de sal
120 g açucar
100g farinha Branca de Neve Fina (usei farinha de marca branca)
40g fécula de batata

Para o Recheio:
100g chocolate para culinária
150g açucar
2 ovos
500g queijo mascarpone
400g café preparado e frio
2 colheres sopa vinho do Porto
300 g morangos arranjados e laminados (reserve um morango para decorar-eu esqueci-me!!)

Preparação:
Bolo:
Aqueça o forno a 180º
Coloque no copo da Bimby a borboleta, as claras, o sal e bata 3min/37º/vel 3 1/2. Retire e reserve. (Eu bato sempre as claras com a batedeira para ganhar tempo, pois enquanto elas batem vou fazendo o bolo)
Com a borboleta coloque as gemas, o açucar e programe 3min/vel 3
Adicione a farinha, a fécula de batata e as claras reservadas e programe 30 seg/vel 1.
Espalhe a massa dso bolo num tabuleiro de forno de aprox 30x35 cm forrado com papel vegetal e vai ao forno cerca de 12 a 15 minutos. Retire e deixe arrefecer.

Recheio:
No copo limpo e bem seco coloque o chocolate e dê 2-3 golpes de Turbo. A seguir pulverize 5 seg/vel9. Reserve.
Coloque a borboleta e deite no copo o açucar e os ovos e bta 6 min/vel 4.
Sem a borboleta, programe 2 min/vel 2 e deite o Mascarpone através do bocal da tampa. Retire e divida em três partes iguais. Reserve.

Montagem:
Junte o café ao vinho do Porto.
Corte metade do bolo às tirinhas, demolhe-as no café e coloque no fundo de uma taça (com diâmetro de cerca de 20 cm e aproximadamente 7cm de altura).
Por cima do bolo coloque uma parte do recheio e polvilhe com chocolate.
Repita o processo pondo por cima do chocolate o restante bolo e depois o recheio.
Depois coloque a camada de morangos e por cima o resto do recheio.
Polvilha-se com o chocolate reservado e vai ao frigorífico até à hora de servir.

3 comentários:

Catarina Collins disse...

Nelinha,
Que maravilha de tiramissu... Esta com um aspecto super guloso. Que sorte o teu filho ter uma mãe com umas mãos de fada : ) Mas também ele merece.
Fico a espera de outras novidades ; )

Beijinhos

Ana Rita Marreiros disse...

Ficou guloso e perfeito para a sobremesa do meu jantar lol

Bjokas
Rita

welze disse...

que receita especial! gostei demais da conta. bom final de semana