quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Frango à passarinho

Tanta coisa boa para partlhar e o tempo que não me deixa vir aqui.
Ai o que eu gostava de ter nascido noutra época em que não precisávamos de correr atrás de objectivos e que o trabalho não consumia a nossa vida. Mas nasci nesta... tenho de me ajustar!!!!
As fotos amontam-se na máquina e agora tinha de escolher: o bolinho do fim de semana, o frango do almoço de domingo, a carne estufada que ficou uma delícia, os croquetes, os rolinhos de queijo e fiambre (ufa... fartei-me de cozinhar no fim de semana!!!) e mais umas quantas coisas que já fiz há algum tempo mas que gostava de partilhar.
Como a última receita foi de um bolo optei por um prato salgado: o meu almoço de domingo.

O frango à passarinho (não sei de onde lhe virá este nome) é um prato que todos adoramos cá em casa. Quando a semana passada me lembrei que já não o fazia há um tempo, as reclamações foram mais que muitas e lá tive de fazer o abençoado frango.

Ingredientes:
1 frango partido em pedacinhos pequeninos (peço que cortem no talho)
5 ou 6 dentes de alho
2 folhas de louro
sumo de dois limões
sal
pimenta
piri-piri
óleo para fritar

Preparação:
Coloca-se o frango numa travessa e tempera-se com os alhos, o louro, o sal, a pimenta, o piri piri e o sumo de limão. Deixa-se marinar no frigorifico (preferencialmente tempero de véspera para o frango absorver o gostinho dos temperos).
Numa frigideira funda (uso daquelas pretas para fritar batatas para não salpicar) coloca-se o óleo e frita-se o frango até ficar bem tostadinho.
Acompanhei com batatas fritas e salada de alface temperada com azeite aromatizado com oregãos.

Sem comentários: