domingo, 26 de dezembro de 2010

Rescaldo do Natal - Perú recheado

Meu Deus tanta coisa para contar q nem sei por onde começar.

Primeiro a sensação habitual. Antes do Natal andamos numa correria e de um  momento para o outro... já passou. Mas a Noite foi muito bem passada com a família reunida e boa disposição, porque afinal o Natal é isso mesmo. Só tenho pena que os míudos hoje não vivam o Natal com a inocência, a emoção e o prazer que eu e os miudos da minha altura viviamos (felizmente que penso ter conseguido incutir aos meus filhos essa emoção). Achei piada quando o mais novo dizia para as primas. "Vocês ainda são umas pitas e já nem querem brinquedos. Eu com a tua idade (dirigindo-se para a mais nova que tem 11 anos) ainda pedia Action Man's ao pai Natal"

Nas refeições foram tantas as coisas boas que vou ter de partilhar aos poucos.
A mesa esta linda não estava?
Ao jantar não faltou o bacalhau com as batatas e as couves e os docinhos, claro. Fiz:

Mouse de chocolate (se não fizesse matavam-me!!!) 
Creme de dois chocolates (Receita do Manuel Luis Goucha)
Panacotta com doce de morango 
Bolo de amêndoa com doce de ovos (a receita era com nozes mas aproveitei umas amêndoas que cá andavam por casa)
Pão de ló de Ovar (receita do livro " Massas e doces" da Bimby. Ficou excelente)
Tarte pastel de nata ( a pedido da minha sobrinha Catarina)
Brigadeiros

Estas receitas vão sair um dia destes. Porque hoje vou servir o perú.

Pois é, para o almoço de dia de Natal fiz perú recheado que acompanhei com batatas fritas, castanhas fritas, arroz de cenoura e esparregado. Estava bom mas não foi das vezes que me saiu melhor.

Fiz assim:

Perú recheado à Reis Magos

Na 5ª feira à noite deixei o bichinho a banhos em água, aguardente, laranjas e limões.
Na 6ª feira à noite arranjei-o e limpei-o todo.

No sábado de manhã preparei o recheio:
300g carne de vaca picada
300g carne de porco picada
150g de entremeada picada
1 cebola
150 g de vaqueiro (eu uso azeite)
200 g de castanhas cozidas
1 maçã reineta
30 g Nozes
Azeitonas pretas (desta vez não pus porque há cá 1 ou 2 esquisitos q não gostam)
1 cáli aguardente
3 ovos
Depois da carne estar refogada com  cebola e o azeite, fora do lume juntam-se os restantes ingredientes, sendo os ovos e a aguardente os últimos para ligar

Recheia-se o perú com o preparado anterior e vai ao forno barrado com esta pasta:
100 g de Toucinho gordo
Alhos
Colorau
Vinho branco
um pouco de azeite
Sal
Coloquei tudo na Bimby e triturei.

Como era um bichinho de cerca de 7 Kg esteve quase 3 horas no forno, mas ficou bem coradinho, como se pode ver.

Quanto às sobras não se podem desperdiçar. Eu depois conto o que fiz.

Sem comentários: