quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Maçã assada com chocolate negro em massa filo

E do programa "Ingrediente Secreto" do Henrique Sá Pessoa saiu esta sobremesa bem apetitosa.


Ingredientes:
20 g de massa filo
1 maçã reineta cortada em cubos
15 g de manteiga
1 colher de sopa de açúcar
20 g de chocolate preto
Azeite qb

Preparação (transcrevo à risca as dicas do Chef):
Corte a maçã em quatro, retire o caroço e a casca [Observação do Chef] A maçã reineta é mais acida, não se assustem se ela oxidar. Parta a maçã em cubos pequenos.

Aqueça uma frigideira com um fio de azeite e um cubo de manteiga. Quando estiver bem quente adicione a maçã em pedaços. Adicione uma colher de sopa de açúcar para caramelizar bem.

[Observação do Chef] Cuidado! Vá virando para não queimar! Quando estiver dourada coloque num prato para arrefecer.

Numa panela pequena, derreta dois cubos de manteiga. Estenda a massa filo numa tábua. [Observação do Chef] A massa filo tem que ser trabalhada rapidamente pois seca com facilidade. Pincele a massa filo com manteiga derretida. Polvilhe com açúcar. Coloque outra camada por cima e volte a pincelar com manteiga derretida.

Coloque a maçã caramelizada no centro. Triture o chocolate negro com a faca e coloque por cima da maçã caramelizada. Feche o preparado com a massa filo. Faça alguns cortes por cima.

Pincele o fundo do pírex com um pouco de manteiga, polvilhe com açúcar caramelizado. Coloque no pírex e leve ao forno pré-aquecido a 200º durante 10 minutos.

 
Acompanhei com uma bola de gelado triplo chocolate.Vai uma colherzinha?

2 comentários:

regina disse...

Nelinha obrigada pela tua visita ao meu blogue.
Estas maçãs estão deliciosamente apetitosas.
Beijinhos e boa semana

Rita disse...

Nelinha, que boa deve ser esta sobremesa. Gosto muito de maçã caramelizada. Com chocolate e envolta em massa filo deve ficar uma delícia!
Obrigada pela visita e pelo comentário no meu blogue! Também me tornei seguidora aqui do teu cantinho. :) Beijinho e boa semana!