sábado, 15 de outubro de 2011

Bacalhau com natas


Com o inicio das aulas tive de começar a fazer comidinhas que se possam congelar, para o meu filho mais velho levar para a faculdade. Apesar de ele já ir fazendo alguma comida, sabe-lhe sempre bem levar, por exemplo, umas covetes de bacalhau com natas.

Em relação ao bacalhau com natas já o fiz de muitas maneiras. Nos meus principios de dona de casa fazia o bacalhau com natas com batata frita caseira (quadradinhos pequeninos) e bechamel caseiro. Depois, deixei de o fazer e durante muito tempo fiz o bacalhau com natas com batata palha.Quando apareceu o bechamel embalado também o passei a utilizar. Era bem mais prático e rápido... Servia muito bem.

Mas o nosso palato vai apurando e aqui há uns tempos resolvi voltar a fazer o meu bacalhau com natas "à antiga": com quadradinhos de batata frita (caseira ou eventualmente congelada) e bechámel caseiro (uma das maravilhas da Bimby)... Não tem qualquer comparação!!!


Desde essa altura acabou-se a batata palha e o béchamel de pacote. É verdade que dá mais trabalho mas fica tão bom!!!!!

Nota: Apesar de este ser um dos pratos que faz vender a Bimby eu gosto de fazer sempre maiores quantidades (para congelar) e só recorro à Bimby para o béchamel.



Ingredientes:
2 sacos de bacalhau demolhado congelado
7 ou 8 batatas (em alternativa podem usar-se batatas em cubos congeladas)
2 cebolas
4 dentes de alho
1 dl de azeite

Béchamel:
50 g de manteiga 
100 de farinha
1 l de leite
2 dl de natas 
sal,pimenta,noz-moscada q.b

Preparação:
Dá-se uma fervura ao bacalhau em agua temperada com sal.
Retira-se e escorre-se, reservando a agua da cozedura. Reserva-se. 
Descasca-se as batatas, cortam-se em cubinhos e fritam-se em óleo bem quente. Retire-as e coloque-as sobre papel absorvente.
Enquanto as batatas fritam, picam-se as cebolas e os alhos e refogam-se no azeite. Adiciona-se o bacalhau e envolve-se bem. Acrescenta-se um pouco da água de cozer o bacalhau e deixa-se estufar um pouco. Acrescentam-se as batatas já fritas e envolve-se bem.

Prepara-se o molho bechamel (eu faço na Bimby):
Colocam-se todos os ingredientes (excepto as natas) no copo e progama-se 8 min, temp- 90º, vel 4, Depois adiciona.se as natas e programa-se mais 2 min na mesma  velocidade e temperatura. Tetifica-se os temperos e em envolve-se mais uns segundos.

Para quem não tem Bimby, eu antes fazia assim:
Leva-se a manteiga, ao lume, e à medida que vai derretendo junta-se a farinha. Vai-se acrescentando o leite e tempera-se com sal, pimenta e noz-moscada. Sem parar de mexer, deixa-se engrossar. No fim adiciona-se as natas e deixa-se ferver um bocadinho.
Por fim junta-se o bechamel ao preparado de bacalhau com as batatas (eu reservo sempre um pouco de béchamel para pôr no fundo da travessa e por cima do bacalhau) e mistura-se tudo muito bem.

Dispõe-se então um pouquinho de bechamel num tabuleiro de ir ao forno, depois o preparado de bacalhau e por cima o resto do bechamel.

Polvilha-se com pão ralado e vai ao forno cerca de 30 minutos ou até ficar douradinho

Serve-se com uma boa salada.

6 comentários:

www.sosimplesassim.com.br disse...

Oi Nelinha,
Fiquei feliz em conhecer mais um blog de minhas amigas virtuais portuguesas.
QUis segui-la, mas o blogger está com problemas.Voltarei depois.
A receita de hoje está irresistível!
Bj e bom fim de semana,
Lylia

Isabel Salvador disse...

Muito bem amiga, têm de ser mesmo assim...bjokitass

Josy disse...

A vida está cada vez mais prática com vários produtos prontos que encontramos no mercado, mas ainda prefiro as comidas caseirinhas, o sabor é imcomparável. Adorei sua refeição. Deliciosa certamente. Bjos querida, excelente final de semana

Ilídia disse...

Com o tempo, também comecei a usar a Bimby só como um acessório. Deixei de confecionar os pratos todos lá. Béchamel também não voltei a comprar. Nem massa quebrada. Bacalhau com natas é aquele prato bem português, de que toda a gente gosta. Gostei do carinho com que preparaste estas refeições para o teu filho. Ainda me lembro das comidas que a minha mãe me preparava quando estava na universidade :) Um beijinho

São Ribeiro disse...

É UMA MANEIRA DELICIOSA DE SE COMER BACALHAU.
E FAZER ASSIM PARA CONGELAR É UMA ÓTIMA IDEIA.
BOM FIM DE SEMANA
BJS

Ana disse...

Uma maravilha :)