domingo, 13 de fevereiro de 2011

Filetes de peixe gato com gratinado de tomate e natas

Experimentei aqui há uns tempos umas espetadas de peixe gato (ou panga) e gostei imenso.  Agora, comprei os filetes.

Mas não me apetecia os filetes tradicionais. Andei pela net e havia imensas alternativas. Mas continuava desinspirada. Lembrei-me entretanto que a minha mãe, em tempos, fazia uns filetes com molho de tomate que eram uma delicia. Mas nem eu nem ela nos lembramos bem da receita. Como me lembro mais ou menos do ingredientes... mãos à obra!!!


Ingredientes
Filetes de peixe gato
sal
pimenta verde
tomilho
alho em pó
sumo de limão
3 dentes de alho
azeite
calda de tomate
1/2 pacote de natas
coentros

Preparação:
Temperam-se os filetes c/ sal aromatizado, pimenta verde, tomilho, alho em pó e sumo de 1/2 limão  Deixa-se repousar cerca de 30 min.
Numa frigideira coloca-se o azeite com 3 dentes de alho esmagados. Deixa-se fritar ligeiramente o alho e de imediato colocam-se os filetes a fritar. Vai-se virando e depois colaca-se num tabuleiro.
Ao azeite de fritar o peixe junta-se um pouco de calda de tomate e envolve-se bem. Depois deita-se 1/2 pacote de natas e deixa-se apurar mais um pouco.
Coloca-se este preparado por cima do peixe que foi colocado na travessa e vai ao forno cerca de 20 min.

Acompanhei com batatinhas no forno temperadas com tomilho.


Lembro-me vagamente que na receita original os filetes eram fritos da forma tradicional, pelo que esta receita ficou bem diferente mas, de igual modo, deliciosa.

Quantos aos filetes em si, as opiniões dividiram-se entre: "os de pescada são melhores" ou "estes também são muito bons". Enfim... Gostos!!! e gostos não se discutem!

2 comentários:

Dulce Caldeira disse...

Que delicia deve ter ficado, sabes ando há que tempos para experimentar esse peixinho, mas esqueço-me sempre de o procurar...volto a pensar nele quando vejo receitas como a tua!
Beijinhos.

Romy Almeida disse...

Eu gostei :-)
Também já comprei filetes de peixe gato e não desgostei... tenho de experimentar a tua receita :-)

Bjokas