quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Galette de Rois

Começo as receitas do Natal com esta Galette que anda nas minhas receitas "a fazer" à imenso tempo. A receita é de uma pessoa que eu nunca conheci mas que foi uma das pessoas que me fez despertar para este mundo da blogosfera: A Nanda.

Na altura eu era apenas uma cusca que passava com frequência nalguns blogs e o dela era obrigatório. Gostava das suas receitas mas gostava, principalmente, da forma como ela encarava a vida. Tinhamos imensos gostos em comum e até tinhamos casado no mesmo dia.

Pergunto-me muitas vezes como é que isto é possível mas fiquei com tanta pena quando ela nos deixou, que até parecia tratar-se de uma pessoa que eu conhecia há anos. Fez ontem 3 anos que ela faleceu.

Este Natal, resolvi que tinha de experimentar fazer esta receita e por isso, aqui fica a minha homenagem à Nanda com esta galette deliciosa, cuja receita aconselho a consultar no seu blog fantástico, que para quem não conheceu merece uma visita.

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

O meu Natal

Como já referi os dias que antecedem o Natal são, para mim, completamente alucinados. Como deixo tudo para os últimos dias (prendas inclusive) levo o tempo a fazer listas do que me falta (porque falta-me sempre qualquer coisa). Faço as listas das prendas que faltam, dos doces a fazer, das compras no supermercado, mas mesmo assim, às vezes ainda falta qualquer coisinha. Este ano foi o requeijão. Tinha feito doce de abóbora com nozes e esqueci-me de comprar o requeijão. Como se fizesse falta com tanto doce lá em casa… mas apetecia mesmo!!!!

O Natal é sempre passado na minha casa. Para além de nós cá de casa, junta-se a minha mãe, as minhas sobrinhas, o meu irmão e a namorada, e o filho dela, que veio relembrar os Natais com crianças, já que os meus filhos e as minhas sobrinhas já estão crescidos... Como dizia o meu irmão este ano até há mais um a beber vinho ao jantar.

Na noite de Natal servimos o tradicional bacalhau cozido com couves, batatas e ovo. E com alguma conversa e muitos risos pelo meio, espera-se ansiosamente pela meia-noite, hora em que o pai Natal passa para deixar os presentes.

No dia 25 é rei da mesa o peru recheado com carnes, nozes e castanhas.  Este ano ficou uma delícia!! Com as sobras do jantar fiz um bacalhau no pão que também ficou bastante bom.

E Natal sem doces não é Natal. Foram feitos doces de colher, várias tartes, sonhos e só o bolo rei foi comprado.

A tarde do dia de Natal é sempre aproveitada para uns jogos de tabuleiro… Este ano foi Trivial.

O jantar foi petisco. Queijos, presunto, paio, gambas cozidas e um pão recheado com queijo que estava excelente!!!

E pronto, assim se passou mais um Natal, aconchegante, divertido e em companhia da família.

Não sei se é da idade mas este ano fiquei mais cansada do que é habitual, felizmente que não trabalhei a 26 e aproveitei para pôr a casa em ordem (está quase). Só hoje voltei ao blog e por isso deixo apenas as fotos (as que tirei porque, de algumas coisas esqueci-me!!!) para vos ir abrindo o apetite. As receitas vão sendo postas por estes dias.

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

FELIZ NATAL

Estes dias são sempre muito atribulados, principalmente para mim que deixo sempre tudo para a última semana. Todos os anos digo que no ano seguinte vai ser diferente mas é tempo perdido. Quem me tira esta correria antes do Natal tira-me toda a magia desta festa!!!!

Imagem retirada da Net

E como agora só cá devo voltar dia 26, aproveito para desejar que neste Natal:

Esperança seja um sentimento constante em cada um de nós.

O Amor e a Amizade prevaleçam acima de todas as coisas materiais.

As pessoas olhem mais a sua volta, e não tanto para "si" mesmas.

A humildade e o respeito residam no coração de todos.

E por fim, que meu pedido se realize não só neste Natal, mas em todos os dias de nossas vidas!

FELIZ NATAL PARA TODOS

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Mexilhões gratinados

Estes mexilhões são uma pequena maravilha.Comia-os há uns anos num restaurante que havia na Praia de Santa Cruz. Mas o restaurante fechou e felizmente que o Quim (o dono) - embora não me tendo dado a receita - deu-me algumas dicas que me permitem reproduzi-los quase tão bem como ele os fazia. Os dele tinham muito mais "recheio" mas eu prefiro fazê-los assim para saborear melhor o marisco.

 Esta entrada é óptima também para aqueles jantares "apetiscados"de fim-de-semana.



Ingredientes:
1 Kg de mexilhões meia casca
Manteiga d'alho
Maionese
1 colher de chá de mostarda antiga (opcional, às vezes não ponho)
Ervas aromáticas a gosto (usei coentros)
Mistura de pimentas moida na hora
Pão ralado

Preparação:
Faz-se uma pasta com a manteiga d'alho, a maionaise, a mistura de pimentas, os coentros bem picadinhos e a mostarda.
Colocam-se os mexilhões num tabuleiro e cobre-se cada um deles com um pouco da pasta.
Polvilha-se com pão ralado e vai ao forno a gratinar.

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Já é Natal

O Natal é, para mim, a melhor época do ano. Adoro a reunião da família na noite de 24 de Dezembro, as receitas altamente calóricas, a ázafama das pessoas, o pai Natal, as luzes, as decorações, os filmes de Natal... enfim é uma época mágica. É verdade que às vezes penso que já não tem a magia de outros tempos porque, por um lado, já não temos crianças pequenas em casa e por outro já falta um ramo na minha árvore que me faz muita falta, mas nós tentamos ultrapassar os revezes da vida  e fazer do Natal uma festa.

Todos os anos a minha árvore de Natal é feita com um tema diferente e este ano em que toda a gente fala (e eu também) em crise, falta de motivação para o Natal, falta de dinheiro para prendas e tudo o mais, eu resolvi fazer a minha árvore com aquilo que mais me importa nesta época do ano: A MINHA FAMÍLIA!!! Para além dos enfeites tradicionais coloquei cartõezinhos com as fotografias da familia mais chegada e aproveitei para fazer também homenagem aos que já não estão entre nós... Como diz o meu filho é a melhor árvore do mundo.

Quanto à magia que as crianças nos trazem nesta época, ela vem de outras formas.

Senão vejamos, eu e a minha mãe somos daquelas que ainda teimam em acreditar no Pai Natal. Os meus filhos continuam a vibrar com um simples par de meias que lhes ofereçam. E mais, com 23 e 19 anos, imaginem só, ainda querem o seu calendário do Advento onde, religiosamente, todos os dias vão retirar o seu chocolatinho. As minhas sobrinhas, que são mais novinhas (13 e 15) andam doidas a fazer as listas de presentes, mesmo sabendo que este ano o Natal vai ser mais "contido". O meu irmão que está na Holanda todos os dias desepera a contar os dias para vir para perto da família ... Como vêm, não há crise que nos derrube e quando temos os nossos por perto, o calor e a magia desta altura do ano estão sempre presentes.

Desejo uma época Natalícia muito feliz para todos os que por aqui passam e pensem nisto: As prendas são apenas uma das coisas que se pode dar no Natal e são, seguramente, as menos importantes.

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Maçã assada com chocolate negro em massa filo

E do programa "Ingrediente Secreto" do Henrique Sá Pessoa saiu esta sobremesa bem apetitosa.


Ingredientes:
20 g de massa filo
1 maçã reineta cortada em cubos
15 g de manteiga
1 colher de sopa de açúcar
20 g de chocolate preto
Azeite qb

Preparação (transcrevo à risca as dicas do Chef):
Corte a maçã em quatro, retire o caroço e a casca [Observação do Chef] A maçã reineta é mais acida, não se assustem se ela oxidar. Parta a maçã em cubos pequenos.

Aqueça uma frigideira com um fio de azeite e um cubo de manteiga. Quando estiver bem quente adicione a maçã em pedaços. Adicione uma colher de sopa de açúcar para caramelizar bem.

[Observação do Chef] Cuidado! Vá virando para não queimar! Quando estiver dourada coloque num prato para arrefecer.

Numa panela pequena, derreta dois cubos de manteiga. Estenda a massa filo numa tábua. [Observação do Chef] A massa filo tem que ser trabalhada rapidamente pois seca com facilidade. Pincele a massa filo com manteiga derretida. Polvilhe com açúcar. Coloque outra camada por cima e volte a pincelar com manteiga derretida.

Coloque a maçã caramelizada no centro. Triture o chocolate negro com a faca e coloque por cima da maçã caramelizada. Feche o preparado com a massa filo. Faça alguns cortes por cima.

Pincele o fundo do pírex com um pouco de manteiga, polvilhe com açúcar caramelizado. Coloque no pírex e leve ao forno pré-aquecido a 200º durante 10 minutos.

 
Acompanhei com uma bola de gelado triplo chocolate.Vai uma colherzinha?

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Espetadas tropicais

O talho onde ultimamente vou tem umas ideias interessantes que nos permitem variar as refeições sem muito trabalho. 

Sábado à tarde passei por lá sem ideias para o almoço de domingo e acabei por comprar estas espetadas tropicais que gosto muito.

Claro que estas já foram compradas assim e foi só pôr no grelhador mas não é nada que não possa ser preparado em casa.

Então é assim:

São umas espetadas compostas por rolinhos de perú envoltos em tiras de bacon, com ananás e tâmaras.
O resto não tem nada que saber. Um pouco de sal, colocam-se no grelhador e, no meu caso, acompanhei com batatas fritas e salada de alface.

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Sobremesa do Jamie Oliver

Esta sobremesa já foi feita há um tempinho e foi inspirada numa receita do programa "30 minutos com o Jamie Oliver"

É optima para se preparar uns minutinhos antes do almoço e servir logo a seguir. Como eu sou apressadinha, preparei logo tudo antes de almoço e o gelado derreteu demasiado... perdeu-se no aspecto final, mas em sabor não se perdeu nada. 

Por outro lado, não tomei notas da receita e como já aqui referi há uns tempos, perdi as gravações dos meus programas de culinária. Mas eu vou deixar a receita adaptada e com as recomendações do Chef que me recordo.


Ingredientes:
Bolachas de manteiga (usei Galletes Brettonnes)
Framboesas
2 colheres de açucar
Gelado de natas
Chocolate
Leite

Esfarelam-se as bolachas no fundo da taça.
Levam-se ao lume as framboesas com o açucar e um nadinha de água. Vai-se mexendo e depois de ferver um pouco coloca-se as framboesas em cima das bolacha. Reserva-se.
Derrete-se também o chocolate negro e adiciona-se um pouco de leite. Vai-se mexendo até obter um liquido espesso. Reserva-se e na hora de servir se necessário amorna-se um pouquinho (foi aqui que eu me antecipei e fiz logo tudo de seguida).
Na hora de servir coloca-se o gelado por cima da bolacha e das framboesas e rega-se com o chocolate quente.

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Frango com alecrim e vinagre balsâmico

Ainda não é inverno mas o tempo está como eu gosto: solarengo e frio!!! É este o meu inverno, onde nos apetece sair à rua, bem agasalhados ou ficar no sofá enroscadinho numa manta e com o sol a entrar pela janela.
E se há coisas que me confortam com este tempo, é o forno ligado com uma bela refeição lá dentro. Um assado, é o que eu chamo de comida quentinha que aquece as nossas casas e conforta a alma.
A mim, sabe-me e cheira-me a comida da mãe e da avó e lembra-me tempos antigos. Talvez por isso adore este tipo de refeição e espero que, um dia, os meus filhos tenham também esta referência.

Por isso, seja carne, seja peixe, no Inverno o meu forno é dos electrodomésticos mais utilizados cá por casa. Desta vez um simples frango, uns condimentos saborosos e aqui está uma bela refeição.



Ingredientes:
1 frango
1 haste de alecrim fresco
pimenta rosa
3 dentes de alho picadinhos
vinagre balsâmico
azeite
sal a gosto
piri-piri (opcional)

Preparação:
Arranja-se o frango e tempera-se com sal e piri-piri, alhos picadinhos, alecrim, pimenta rosa e vinagre balsâmico.
Rega-se com um fiozinho de azeite e deixa-se descansar durante cerca de 1 hora, coberto com a célebre folha de papel de aluminio que raramente dispenso nos assados.
Vai ao forno ainda com a folha de papel de aluminio e quando está quase assado, retira-se a folha para corar.

Mais uma solução bem apetitosa e que todos gostaram bastante.

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Crumble de marmelos

Lembram-se deste crumble? Pois desta vez resolvi adaptá-lo a uma nova fruta. Antes que se acabem os marmelos cá vai disto!!!

É feito exactamente da mesma maneira por isso não vale a pena repetir a receita, mas posso dizer que fica com um agradável sabor a marmelada que conjugado com o crumble... Huuummmmm!!!!!

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

O Natal entre blogs


A Vânia dos Cinco Sentidos na Cozinha propôs uma troca de prendinhas de Natal entre blogs de culinária.

Não acham uma boa ideia?  Eu cá acho bem giro e já me inscrevi. Passem por lá e inscrevam-se também .

Vá lá... vamos lá entrar no espírito de Natal.

Batatas a murro com alecrim

Isto não é propriamente uma receita mas sim uma sugestão de acompanhamento que, cá em casa, tanto serve para peixe como para carne grelhada - Batata a murro.

As batatinhas são cozidas inteiras, com bastante sal e cobertas de água. Depois de cozidas limpa-se bem o excesso de sal e depois dá-se um murro em cada uma delas. Depois rega-se com azeite quente com alho picadinho.

Desta vez apenas fiz uma pequena alteração no molho e levei ao lume, a ferver, azeite, alho e alecrim (esta é a novidade). Como era para acompanhar carne achei que devia resultar bastante bem. E não me enganei!!!!



quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Peixe espada preto no forno

Nunca tinha experimentado filetes de peixe espada preto, mas um dia destes encontrei uma amiga na peixaria e ela ia comprar e só dizia maravilhas. Também o  João, dono da peixaria, não se cansava de elogiar o peixe. 

Resolvi comprar, mas, desde logo, decidida a não fazer fritos... e não fiz!!!

E não é que no forno ficou uma delícia? O peixe espada preto está aprovadissimo. Sem dúvida para repetir.


Ingredientes:
8 filetes de peixe espada preto
2 cebolas  médias
3 dentes de alho
1 tomate maduro (usei congelado)
oregãos frescos
sal e pimenta a gosto
azeite
vinho branco
batatas
1 dente de alho
1 folha de louro

Preparação:
Rega-se o fundo do tabuleiro com um fio de azeite e colocam-se os filetes. Tempera-se com sal e pimenta, com as cebolas laminadas em meias luas, os dentes de alho picados, o tomate picadinho e os oregãos frescos. Rega-se com um fio de azeite e um pouco de vinho branco e deixa-se apurar os sabores cerca de 20 minutos. 
Depois leva-se ao forno a assar.

Entretanto, descascam-se as batatas e cortam-se em cubos. Cozem  cerca de 7 a 8 minutos (só um entalão) em água aromatizada com sal, pimenta, um dente de alho esmagado e uma folha de louro.
Depois escorrem-se e juntam-se ao peixe, envolvem-se no molho e deixa-se assar.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Pão com mistura de charcutaria

O meu filho Pedro andava, há que tempos, a pedir para lhe fazer um pão que tinha comido na casa de um amigo. Eu pedia-lhe explicações e ele dizia: Ó mãe, é um pão normal mas tem bocadinhos de bacon.

Resolvi pôr mãos à obra e experimentar fazer. Fiz um pão com farinha de trigo "normal" e, em vez de só pôr bacon, resolvi que devia fazer uma mistura de charcutaria.

Ficou bastante bom e é óptimo para os lanchinhos de domingo!!!


Ingredientes:
530g de farinha de trigo
330 ml de água
fermento de padeiro (cerca de 10g)
sal a gosto
Enchidos vários (bacon, fiambre, chourição...o q houver em casa)

Preparação:
Na cuba da máquina de pão colocar a água e o sal.
Pesar a farinhas e juntar à agua e sal.
Por cima esfarelar o fermento.
Programar a máquina (a minha é do Lidl) no programa 1 - Normal.
Quando a máquina apitar a pedir a adição de ingredientes juntar os enchidos partidinhos em quadradinhos.

Adoro o cheirinho do pão a cozer na minha cozinha!!!!

domingo, 20 de novembro de 2011

De volta com uma receitinha bem saborosa... Feijoada de chocos

Tenho andado meio sem vontade, meio sem tempo (mas sinceramente é mais falta de vontade q de tempo) e por isso não tenho passado por aqui e não tenho sequer visitado as cozinhas amigas. Mas está tudo bem comigo (só a cabeça é que não está a ajudar, mas isto passa!!!) e como a cozinha não tem estado parada  tenho algumas receitinhas para pôr em dia.

Hoje deu-me as saudades deste meu cantinho e como o almoço de hoje estava uma delicia resolvi voltar, e embora não prometa uma grande regularidade vou tentar ir voltando aos poucos. Também já tenho saudades de visitar as vossas cozinhas, deve haver pr'ái grandes novidades!!!

Vou então começar pelo almoço de hoje. 



Ontem comprei um choco congelado com quase 2 Kg na peixaria onde costumo ir e que tem peixe com imensa qualidade. À partida ia fazer choco frito mas acabei por optar pela feijoada.Já tinha feito uma vez e não tinha corrido muito bem. Hoje ao contrário ficou excelente!!!! Da outra vez, se bem me lembro, fiz como uma feijoada normal, com chouriço e tudo. Hoje fiz muito mais simples e ficou muito mais saboroso.

Vamos lá à receita:

Ingredientes:
1 Kg de choco limpos
2 latas de feijão branco
2 cebolas médias
3 dentes de alho
2 tomates maduros (usei congelado)
1 folha de louro
1 copo de vinho branco
azeite
sal e piri-piri a gosto
coentros, a gosto

Preparação:
Num tacho aloura-se  a cebola em cubos, o alho picado, o louro e o azeite.
De seguida junta-se o choco partido em quadradinhos e o tomate  em cubos e tempera-se com sal e piri-piri.
Refresca-se com o vinho branco e deixa-se estufar cerca de 25 minutos, mexendo de vez em quando. Se começar a secar acrescenta-se um pouquinho de água.
Entretanto juntam-se os camarões e o feijão e deixa-se cozinhar cerca de 10  a 15 minutos em lume brando. Rectificam-se os temperos e juntam-se os coentros picadinhos.