Este fim-de-semana, como tinha a latinha vazia, fiz esta receita adaptada do programa Cook Yourself Thin que passa na Sic Mulher e tem umas receitas interessantes e um pouco menos calóricas.
Estas bolachas, mesmo assim, acho que podem levar um bocadinho menos de açucar e, entre outras pequenas alterações, eu reduzi a manteiga em relação à receita original.
Ingredientes:
2 colheres de sopa de manteiga sem sal, a temperatura ambiente
1 maçã cozida (puré de maçã na receita original)
100 g de açúcar mascavado
100g açúcar branco
1 colher de chá de sal
1 ovo grande
1 clara de ovo
1 dl de leite
2 colheres de chá de essência de baunilha
2 chávenas de farinha de trigo
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
2 colheres de chá de canela (a receita original só leva 1 mas eu adoro canela)
2 chávenas de aveia
1 maçã cozida (puré de maçã na receita original)
100 g de açúcar mascavado
100g açúcar branco
1 colher de chá de sal
1 ovo grande
1 clara de ovo
1 dl de leite
2 colheres de chá de essência de baunilha
2 chávenas de farinha de trigo
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
2 colheres de chá de canela (a receita original só leva 1 mas eu adoro canela)
2 chávenas de aveia
Preparação:
Coze-se a maçã com um pouco de água e uma colher de sopa de açucar amarelo. Vai-se mexendo e retira-se quando está já cozida. (a receita original era com puré de maçã mas eu juntei a maçã antes de a reduzir a puré)
Na batedeira bate-se a manteiga, a maçã, os açúcares e o sal até formar um creme. Junta-se o ovo e a clara de ovo, o leite e a baunilha.
Numa tigela, mistura-se a farinha, o bicarbonato de sódio e a canela.
Adiciona-se à massa, e bate-se apenas até que a farinha seja absorvida pelo creme. Juntar a aveia e envolver (eu bati bem porque tenho cá em casa um esquisitinho que não ía achar muita piada aos flocos de aveia).
Liga-se o forno e forra-se um tabuleiro com papel vegetal.
Com uma colher de gelado colocam-se bolinhas no tabuleiro e vai ao forno a cozer cerca de 20 a 25 minutos.
Ficam uns biscoitos bem saborosos e macios.
Coze-se a maçã com um pouco de água e uma colher de sopa de açucar amarelo. Vai-se mexendo e retira-se quando está já cozida. (a receita original era com puré de maçã mas eu juntei a maçã antes de a reduzir a puré)
Na batedeira bate-se a manteiga, a maçã, os açúcares e o sal até formar um creme. Junta-se o ovo e a clara de ovo, o leite e a baunilha.
Numa tigela, mistura-se a farinha, o bicarbonato de sódio e a canela.
Adiciona-se à massa, e bate-se apenas até que a farinha seja absorvida pelo creme. Juntar a aveia e envolver (eu bati bem porque tenho cá em casa um esquisitinho que não ía achar muita piada aos flocos de aveia).
Liga-se o forno e forra-se um tabuleiro com papel vegetal.
Com uma colher de gelado colocam-se bolinhas no tabuleiro e vai ao forno a cozer cerca de 20 a 25 minutos.
Ficam uns biscoitos bem saborosos e macios.



















