Com o Verão e as férias a minha cozinha tem andado meio em banho Maria, no entanto, ao dar volta às fotos verifiquei que ainda não tinha colocado aqui este bolinho... Imperdoável porque é muito bom!!!!
Este bolo é mais uma das receitas bem antigas do livrinho de receitas da minha mãe. Nunca entendi muito bem o porquê do nome do bolo... nós normalmente chamávamos-lhe "Bolo molhadinho".
Não sei porquê foi caindo no esquecimento e já não o fazia há imenso tempo, até porque perdi o norte a um caderninho de receitas antigo onde ele estava e quando ia a casa da minha mãe esquecia-me sempre de trazer a receita.
Um dia destes lembrei-me e agora que a tenho é um daqueles bolos a fazer muitas vezes, tal como era um dos bolos que a minha mãe mais fazia. É muito bom!!!!!!!
Este bolo é mais uma das receitas bem antigas do livrinho de receitas da minha mãe. Nunca entendi muito bem o porquê do nome do bolo... nós normalmente chamávamos-lhe "Bolo molhadinho".
Não sei porquê foi caindo no esquecimento e já não o fazia há imenso tempo, até porque perdi o norte a um caderninho de receitas antigo onde ele estava e quando ia a casa da minha mãe esquecia-me sempre de trazer a receita.
Um dia destes lembrei-me e agora que a tenho é um daqueles bolos a fazer muitas vezes, tal como era um dos bolos que a minha mãe mais fazia. É muito bom!!!!!!!
Ingredientes:
Bolo:
150g de açucar
125g farinha
1 colher de chá de fermento royal
4 ovos
100 g de margarina
Molho:
0.25dl de leite
6 coheres de açucar
1 colher de margarina
Preparação:
Bolo:
Mistura-se o açucar com as gemas e bate-se bem até ficar em creme. Depois adiciona-se a margarina e volta a bater-se bem. A seguir juntam-se as claras, alternando com a farinha. Envolve-se tudo e vai ao forno a cozer em forma untada de margarina e polvilhada com farinha (eu ultimamente uso o óleo em spray Espiga).
Quando estiver cozido retira-se do forno e sem tirar da forma pica-se o bolo com um palito e deita-se por cima o molho que entretanto foi preparado. Deixa-se embeber um bocadinho dentro da forma e só depois se desenforma.
Molho:
Juntam-se todos os ingredientes e leva-se ao lume até ferver.
Bolo:
150g de açucar
125g farinha
1 colher de chá de fermento royal
4 ovos
100 g de margarina
Molho:
0.25dl de leite
6 coheres de açucar
1 colher de margarina
Preparação:
Bolo:
Mistura-se o açucar com as gemas e bate-se bem até ficar em creme. Depois adiciona-se a margarina e volta a bater-se bem. A seguir juntam-se as claras, alternando com a farinha. Envolve-se tudo e vai ao forno a cozer em forma untada de margarina e polvilhada com farinha (eu ultimamente uso o óleo em spray Espiga).
Quando estiver cozido retira-se do forno e sem tirar da forma pica-se o bolo com um palito e deita-se por cima o molho que entretanto foi preparado. Deixa-se embeber um bocadinho dentro da forma e só depois se desenforma.
Molho:
Juntam-se todos os ingredientes e leva-se ao lume até ferver.














