quinta-feira, 7 de abril de 2011

Massa de camarão em molho de tomate e natas

 As massas são um prato de que gosto muito. Esta, em particular é muito apreciada cá em casa.



Ingredientes:
Massa (usei fettuccine de ovo)
500g de camarão descascado (grande)
2 ou 3 dentes de alho
Molho de tomate QB
Azeite
Sal e piri-piri (a gosto)
1 pacote de natas
coentros ou oregãos (desta vez usei coentros)


Preparação:
Coze-se a massa de acordo com as instruções constantes no pacote.
Frita-se ligeiramente o alho em azeite.
Adiciona-se o camarão, tempera-se com sal e piri-piri e frita-se.
Acrescenta-se o tomate e deixa-se estufar um pouco. Adiciona-se as natas e deixa-se apurar.
Junta-se os camarões à massa previamente cozida e envolve-se acrescentando coentros picadinhos.


terça-feira, 5 de abril de 2011

Gelado de morango em pauzinho

Aqui há uns tempos, nos saldos da loja VIVA, comprei umas formas para fazer gelados com pauzinho, que têm estado a aguardar os dia de sol quentinho, mas o maroto vai e vem e a minha vontade de comer gelados também.É que, para mim, gelados é sinónimo de calor!
 
Mas um dia destes tinha passado pelo blog da Gasparzinha  e tinha visto estes gelados. 

Resolvi experimentá-los... e ficaram bem bons!!!


Ingredientes:
200g de morangos (usei congelados)
1 iogurte natural (usei grego açucarado)
1 medida do iogurte de leite
2 colheres sopa de mel (usei 50g de açúcar)
1 colher sopa de sumo de limão (não usei)

Preparação:
Deita-se todos os ingredientes no copo e programa-se 1 min vel 9.
Distribui-se a mistura pelas formas de gelado e coloca-se no congelador até que fiquem firmes.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Feira Rural de Torres Vedras

Tenho andado um bocadinho afastada da cozinha por falta de tempo e, ainda por cima, no fim de semana, a minha coluna portou-se mal e andei um bocadinho torcida. Por isso, depois destes dias de ausência, não vos trago nada para comer, trago-vos um cheirinho da minha terra.

 Todos os anos entre Abril e Outubro, no 1º sábado do mês, realiza-se a Feira Rural de Torres Vedras.


As ruas do centro histórico da minha cidade são invadidas pelos produtos horticolas, as frutas, as flores e sabores da região.

É muito agradável passear pelas ruas e sentir o cheiro da terra nos legumes frescos e o aroma das frutas e das flores.  Podemos ainda apreciar a doçaria, o artesanato, os vinhos da região e até velharias.

Deixo-vos um cheirinho da feira do último sábado e convido-vos a visitar a minha terra um dia destes. Penso que vão passar momentos agradáveis. De caminho aproveitem para provar os pastéis de feijão, doce típico cá do burgo.









quarta-feira, 30 de março de 2011

Frango no forno com especiarias, tomilho fresco e vinagre balsâmico


Do meu ponto de vista, em termos de possibilidades de variar a ementa, o frango é um pouco comparável com o bacalhau. Pode fazer-se de mil e uma maneiras e sai sempre bem.




Assim, um simples frango no forno bem temperadinho pode ser um prato bem agradável. Neste caso a minha gente adorou.









Ingredientes:
frango
mostarda em grão,
Especiarias hot stuff,
tomilho fresco,
vinagre balsâmico,

sal,
piri-piri
azeite

Preparação:
No fundo de um pirex coloca-se um fio de azeite. Por cima coloca-se o frango e tempera-se com os ingredientes acima descritos e no final volta a regar-se com um fio de azeite
Depois de temperado, deixa-se repousar durante cerca de meia-hora coberto com papel de aluminio.
Entretanto, vai ao fotrno a assar.
Acompanhei com juliana de legumes cozidos e batatinhas cozidas e passadas à frigideira com alho e coentros.

terça-feira, 29 de março de 2011

Tabuleiro de maçãs

A busca por receitas antigas para participar no desafio da Laranjinha fez-me ir cuscar no caderninho de receitas da minha mãe. Muitas dessas receitas eu também as tenho num caderninho, que não sei onde enfiei. Perdi-lhe mesmo o norte e queria muito encontrar um bolo que adoro. Mas esse fica para outro dia, porque encontrei uma série de receitas tão boas que resolvi passar algumas para um papelinho.

Disse à minha mãe que era para o blog e ela ficou toda orgulhosa. Só dizia: Devias era pôr esta!!! ah e esta também fica uma delicia!! Olha, e aquela também era muito boa!!!!!

Quando cheguei a casa, vi que tinha umas maçãs na fruteira e fiz logo este Tabuleiro de Maçãs - uma das sugestões que trouxe.



Ingredientes:
4 ou 5 maçãs
3 ovos
60 g farinha
200g açucar
3,5 dl leite
canela (opcional,não consta da receita original mas eu gosto)

Preparação:
Batem-se os ovos com o açucar, depois adiciona-se a farinha e, no fim, o leite.
Descascam-se as maçãs.
Num tabuleiro previmente untado com um pouco de margarina (usei óleo em spray Espiga) colocam-se as maçãs cortadas em tirinhas. Querendo, polvilha-se a maçã com canela.
Deita-se o creme por cima  das maçãs e vai ao forno a cozer.


 Não é bolo, não é tarte, nem é sobremesa, é uma mistura das 3 coisas e é muito bom.

domingo, 27 de março de 2011

Vou contar como eram... os ovos em molho de tomate da minha avó

A minha avó era uma cozinheira de mão cheia e há sabores que eu sei que nunca vou conseguir reproduzir de modo a que fiquem iguais aos dela. Ela não sabia ler, por isso não seguia receitas. Tudo o que cozinhava resultava da sua sabedoria e da sua intuição. E não me lembro de alguma vez ter comido alguma coisa feito por ela que não prestasse. 

Às vezes vêm-me à memória alguns dos seu pratos. Digo imensas vezes que nunca hei-de comer sopa de feijão com massa manga de capote (penso que já nem existe) como a que ela fazia. A minha mãe também cozinha muitissimo bem, mas nem eu nem ela lá conseguimos chegar.

A minha avó era Alentejana, de Estremoz, mas cedo foi viver para Évora. Entretanto acabou por vir viver para Torres Vedras,  para perto da minha mãe. É evidente que as raízes da sua cozinha vinham do Alentejo e só tenho pena de, quando era míuda, não gostar de alguma dessa comida, como por exemplo uma açordinha, que nunca comifeita por ela. Agora é que me lastimo pois podia ter aprendido muito mais coisas com ela. Mas ela faleceu quando eu tinha 18 anos e, nessa idade, somos um bocadinho palermas!!!!  

Lembro-me imensas vezes dela. Era uma das melhores pessoas que eu alguma vez conheci.

Lembro-me de ela ter na cozinha um guarda-loiça, onde invariavelmente existiam "restinhos". Às vezes era peixinho frito temperado com alho, louro e vinagre, outras vezes era chouriço, farinheira e carnes do cozido (que ainda hoje adoro comer frio no pão). Havia também peixinhos da horta, ou uma simples omolete com sobras de carne ou peixe ou, simplesmente frango cozido. Lembro-me de chegarmos lá a casa e abrirmos o guarda-loiça para ver qual era a iguaria do dia. E sabia tão bem um petisquinho daqueles ao fim do dia.

E se há pratos que nos transportam para a infância e, neste caso, para a casa da minha avó, este é um deles. Era um prato que ela fazia muitas vezes e eu adorava os ovos em molho de tomate da minha avó.

E, depois de algumas tentativas, parece-me que consegui aproximar-me do sabor dos dela.

Ingredientes:
6 ovos
2 cebolas médias
4 ou 5 tomates
2 dentes de alho
umas rodelinhas de chouriço
umas tirinhas de toucinho gordo
sal a gosto

Preparação:
Numa frigideira frita-se o toucinho para que ele largue a gordura a que se juntam, entretanto, as rodelinhas de chouriço. Frita-se o chouriço e adiciona-se depois a cebola às rodelas finas e o alho picadinho. Deixa-se refogar um pouco.
Depois adiciona-se o tomate (sem pele) bem picadinho. Deixa-se estufar.
Entretanto,  fazem-se pequenas covas no refogado e abrem-se os ovos lá para dentro.
Deixa-se escalfar os ovos e serve-se quentinho.

Nota: A minha avó às vezes fritava também umas tirinhas de entremeada junto com o chouriço.

Ai que saudades que eu tinha de comer este prato!!!!!! E que bem que me soube recordar a minha avó!!!

Com esta receita participo no desafio "Conte-me a su receita" do blog "Cinco Quartos de laranja"

sexta-feira, 25 de março de 2011

Crumble de morangos

Já tenho esta receita há imenso tempo. Tanto tempo que nem me lembro de onde ela apareceu. Está num daqueles papelinhos soltos que vamos juntando para depois fazer.

Com a Primavera os morangos começam, cada vez mais, a aparecer nas bancas, e achei que era a altura ideal para testar esta sobremesa!!!!



Ingredientes:
Para a base de morangos
1/2 kg de morangos
2 colheres de sopa de açúcar em pó
1 pacote de açúcar baunilhado
1 pitada de canela

Para o crumble:
200 gr farinha
100 gr manteiga
75 gr açúcar

Preparação:
Lavam-se os morangos, cortam-se ao meio, e colocam-se dentro de uma taça.
Junta-se o açúcar em pó, o açúcar baunilhado e a canela e envolve-se bem.
Põe-se esta mistura de morangos numa taça que possa ir ao forno.
Na bimby, põe-se a farinha, a manteiga e o açúcar. Bate-se15 seg Vel 4. Fica uma massa meio esfarelada. (Sem bimby o processo é o mesmo mas um pouco mais demorado)
Coloca-se esta massa por cima dos morangos e vai ao forno pré-aquecido durante aproximadamente 20 minutos ou até que esteja douradinho por cima.

Uma receita bem simpática para o fim-de-semana e para desejar um feliz aniversário ao meu irmão que faz hoje anos.

quarta-feira, 23 de março de 2011

Nuggets do Macdonald's

Resolvi experimentar os nuggets do Macdonald's que a Ana Rita tinha postado no seu blog "Bem bons", que recomendo a quem não conhece.

O meu filho mais novo é o maior fã destes nuguets e quando os vi sabia que tinha de experimentar.

Só posso agradecer à Rita pela partilha porque o rapaz ficou mesmo feliz e ficam mesmo iguaizinhos senão melhores que os do Mac.

Enquanto eu os fazia ele dizia "Ah! não vão ficar estaladiços, não é mãe?"

Mas ficaram!!! Mesmo deliciosos e mesmo com frango, como dizia a Rita



 
Ingredientes:
2 peitos de frango crús (aprox. 500g)
100g de queijo Philadelphia (usei marca Dia)
100 ml de leite
100 gr de pão ralado
Sal
Pimenta
Noz Moscada
1 ovo e pão ralado( para passar os nuggets)

Preparação:
Colocar os peitos de frango e triturá-los até obter uma pasta - na Bimby: 5 seg vel 7, mas pode fazer-se num robot de cozinha ou na picadora (tipo 123).
Juntar o resto dos ingredientes e misturar (na Bimby: 10 seg vel 6) obtendo-se uma bola de massa. 
Fazer pequenas bolinhas e espalmá-las, fazendo uns nuggets irregulares.
Passar por ovo batido e por pão ralado.
Fritar em óleo quente por cerca de 4 minutos de cada lado, ou até estarem douradinhos.
Olha para eles aqui no prato com o molho de mostarda
que ele tinha trazido do Mac

terça-feira, 22 de março de 2011

Muffins de chocolate e noz

Este fim-de-semana aproveitei o sol para umas limpezas cá em casa e por isso, quase nem fui à cozinha. Nem um bolinho fiz!!!

Na segunda-feira à noite, aproveitando estar sozinha em casa, desforrei-me!!!!

Uma das coisas que fiz foi estes muffins:




Não me apeteceu procurar receitas e por isso resolvi inventar um bocadinho com aquilo que tinha na despensa e no frigorífico

Ingredientes:
150 g de açucar
3 ovos
100 g de queijo creme
150 g de farinha
8o gramas de chocolate
60 g de nozes

Preparação:
Na Bimby coloca-se o chocolate e as nozes e dá-se uns golpes de turbo para triturar. Reserva-se
Batem-se os ovos com o açucar e o queijo creme, 4 min vel 4.
Adiciona-se a farinha e envolve-se 15 seg vel 6.
Junta-se as nozes e o chocolate reservados e envolve-se com a espátula
Deita-se nas formas para queques onde préviamente colocámos as forminhas frisadas de papel e vai ao forno.

Como me distraí um bocadinho e eles cozeram em menos de 20 minutos  ficaram um bocadinho cozidos de mais (15 minutos tinha sido suficiente), mas de sabor estão excelentes!!!

Desabafo

Na blogosfera há pessoas que nunca vimos mas que nos apetece imenso conhecê-las.

Quando comecei a andar pelos blogs (nem sequer pensava ter um) limitava-me a procurar umas receitas. Depois comecei a dedicar-me à leitura de alguns cujas donas me cativaram e onde eu encontrava afinidades.

Este mundo foi-me cativando. Sei que há coisas boas e coisas más, mas é um mundo muito interessante

Um dos blogs que eu visitava era de uma pessoa que tinha gostos tão parecidos com os meus que às vezes parecia que podia ter sido eu a escrever aquilo, imaginem que até tinhamos casado no mesmo dia.

Infelizmente essa pessoa veio a falecer e quando soube fiquei com uma tristeza profunda como se tivesse morrido uma pessoa amiga.

Isto para dizer que é incrivel como não precisamos de privar com as pessoas para gostarmos delas e sentirmos a sua falta.

Passa-se o mesmo com algumas figuras públicas. Há pelo menos 3 pessoas em Portugal com quem eu ia adorar conversar um dia. São eles o Sr. Rui de Carvalho, a Dª. Simone de Oliveira e o Sr. Artur Agostinho.

Hoje com muita pena minha partiu um deles e tenho muita pena de nunca poder ter tido a tal conversa com ele.

É por isso que resolvi escrever este texto, para prestar as minhas homenagens ao Artur Agostinho.

E para tal, apetece-me dizer algo que ele disse, com a graça que lhe era característica, e que tem mais valor por ele ter sido o comunicador que foi.

Dizia ele qualquer coisa parecida com isto: É importante falar mas também é muito importante ouvir e a Natureza encarregou-se de tratar disso, porque nos deu 2 ouvidos e apenas uma boca.

E nos dias que correm, meus amigos, fala-se muito mais do que se ouve, e penso que, entre muitos outros, este é um dos motivos pelo qual a sociedade está como está.

Bem aja Artur!!!

segunda-feira, 21 de março de 2011

Ervas aromáticas para celebrar a Primavera

Para comemorar a Primavera, hoje não trago uma receita mas o meu "jardim de ervas aromáticas".

Pois é... quem não tem cão caça com um gato, quem vive em apartamentos sem varanda mas gosta de temperar a comidinha, tem de improvisar um pequeno jardim de ervas aromáticas na janela da cozinha.  O pior é quando chega o inverno e as janelas tem de permanecer fechadas.

Este era o meu "jardim" do ano passado:

Tomilho, cebolinho, hortelã e manjericão
Infelizmente, acabou por morrer com os rigores do inverno.

Fui mantendo estas hastes de hortelã que começaram agora a renascer
(Abençoada primavera!!!)
Ora, para celebrar a primavera fui a correr comprar novas plantinhas para refazer o meu jardim.

Só havia hortelã e tomilho, espero arranjar mais umas entretanto.



É que - desculpem-me os senhores da Margão - não há nada como as ervinhas frescas.

Uma boa semana e viva a Primavera!!!

domingo, 20 de março de 2011

Penne com tomate-cereja, espinafres e requeijão

Adoro ver programas de culinária. Gosto da Nigella, do Oliver, do Masterchef, e até do Hells Kitchen. Os nossos chefs portugueses não são excepção e  tento sempre ver o Chakall, o Henrique, a Mafalda e tantos outros. Como às vezes não posso ver, gravo e aí, para além de ver mais calmamente, tenho a hipótese de parar a imagem e tomar notas das receitas e dicas.

Esta semana estive a ver alguns episódios do Ingrediente Secreto do Henrique Sá Pessoa que não tinha visto e fiquei com umas quantas receitas debaixo de olho.

Esta foi a primeira a ser testada e foi retirada do último episódio cujo ingrediente secreto era: queijo.

Mais rápido que isto era impossível e ficou uma refeição bem agradável para estes dias de Primavera.

Ingredientes:
250g de massa Penne
1 requeijão de Seia (eu usei  quejo fresco)
1 embalagem de tomate cereja
1 pacote de espinafres bebé (usei ½ molho de espinafres frescos)
2 dentes de alho
1 fio de azeite
azeitonas pretas(não tinha e esqueci-me de comprar – não usei)
sal e pimenta (a gosto)
tomilho

Preparação:
Coze-se a massa em água a ferver temperada com sal e de acordo com os tempos indicados na embalagem.
Depois de cozida, escorre-se, coloca-se numa taça, junta-se um fio de azeite para não colar, e mexe-se.
Adiciona-se os espinafres  à massa,  tempera-se com sal, azeite e pimenta e mexe-se  para cozerem no calor que a mesma liberta.
Numa frigideira, aquece-se um pouco de azeite e junta-se os tomates cortados ao meio e os alhos laminados finos. Tempera-se de sal pimenta e tomilho, e salteiam-se os tomates (era aqui que entravam as azeitonas mas eu não adicionei) e deixa-se cozinhar um pouco.
Quando os tomates tiverem libertado um pouco de sumo retira-se do lume e e junta-se à massa com o respectivo molho de azeite e alhos. Envolve-se bem e adiciona-se o requeijão partido com as mãos (no meu caso queijo fresco)

Antes de servir, tempera-se com um pouco de pimenta moída e rega-se com um fio de azeite.

sábado, 19 de março de 2011

Frango de fricassé


Esta semana no trabalho fartámo-nos de falar de comida. Não é que não se tenha trabalhado mas volta e meia lá aparecia uma fominha e a conversa descambava para a culinária.
Receita dali, receita daqui, falou-se de fricassé. A vontade de fazer este prato foi tanta que eu e uma colega tivemos de o fazer. Foi o jantar dela na 5ª feira e o meu almoço de 6ª. Feira.

Que saudades eu tinha de um franguinho de fricassé.




Ingredientes:
1 Frango em pedaços
1 cebola picada
2 dentes de alho picado
1 dl de vinho branco
Azeite
3 gemas
sal, salsa, pimenta, e sumo de limão a gosto

Preparação:
Deita-se o azeite num tacho, junta-se a cebola picada o alho, e aloura-e um bocadinho até a cebola ficar molinha.
Junta-se os pedaços de frango, e envolve-se bem no refogado, deixa-se cozinhar em lume brando e vai-se mexendo até alourar.
De seguida junta-se um pouco de vinho branco e tempera-se com sal e pimenta. Tapa-se e deixa-se estufar em lume brando.
Depois do frango bem estufado retira-se do lume.
Entretanto batem-se as gemas e diluem-se num pouco de molho do estufado, junta-se também a salsa picada. Junta-se o sumo de limão e envolve-se com o frango.
Volta ao lume  e vai-se mexendo sempre para as gemas não talharem. e serve-se de seguida.

Gosto de acompanhar este prato com puré de batata mas desta vez fiz com arroz. Não é mau mas com o purezinho fica melhor.

Acompanhei ainda com uma saladinha de espinafres com hortelã. Huummm!! Gosto tanto!!!

sexta-feira, 18 de março de 2011

Os bolinhos da Avó

Aproxima-se o fim-de-semana e é hora de fazer biscoitos. Sábado passado andava à procura de uns biscoitos para fazer e, apesar da escolha ter sido dificil, foi uma boa escolha.

Descobri-os no Livro de bolos e bolinhos da Vaqueiro , já bem antigo (o meu é de 89) mas que tem coisas tão boas.

Ficaram mesmo muito bons.



Ingredientes:
200 g de farinha
100 g de margarina
125 g de açucar (usei açucar louro)
125g de amêndoas peladas e raladas
1 colher de café de canela (usei uma colher de chá)
3 gemas de ovos

Preparação:
Peneira-se a farinha para uma tigela e junta-se a margarina aos bocadinhos. Trabalha-se com a ponta dos dedos de modo a obter uma massa areada grossa.
Junta-se as amêndoas, a canela e as gemas. Mistura-se tudo até obter um preparado homogéneo. Deixa-se repousar cerca de 1 hora.
Estende-se a massa com o rolo formando um rectângulo de 3 mm de espessura. Pincela-se a massa com 1 ovo batido e polvilha-se com açucar  (eu fiz simplesmente bolinhas e espalmei-as um pouco). Cortam-se as bolachas e leva-se a cozer em forno médio cerca de 12 a 15 min.

quinta-feira, 17 de março de 2011

Aproveitamento de pimentos recheados

A saga dos pimentos recheados continua.
Como aqui na cozinha nada se perde, tudo se transforma tive de arranjar solução para um pimento recheado que sobrou.
Nada mais fácil:  Cortei o pimento em bocadinhos, desfiz o recheio de carne e como no frigorifico havia uma tigelinha de arroz, juntei tudo e envolvi na wok.

Não ficou nada mal.