quinta-feira, 17 de março de 2011

Aproveitamento de pimentos recheados

A saga dos pimentos recheados continua.
Como aqui na cozinha nada se perde, tudo se transforma tive de arranjar solução para um pimento recheado que sobrou.
Nada mais fácil:  Cortei o pimento em bocadinhos, desfiz o recheio de carne e como no frigorifico havia uma tigelinha de arroz, juntei tudo e envolvi na wok.

Não ficou nada mal.

Batatinhas assadas com tomilho

Acompannei os pimentos recheados xcom estas batatinha assadas com tomilho que ficaram uma pequena maravilha.


Ingredientes:
Batatinhas pequenas para assar
Alho picadinho
Tomilho
Sal e pimenta a gosto
Azeite

Preparação:
Descascam-se as batatas e dá-se-lhes um "entalão" em água fervente aromatizada com um dente de alho esmagado e uma folha de louro (mais ou menos 10 min).
Depois de pré-cozidas colocam-se num tabuleiro previamente regado com um pouquinho de azeite. Temperam-se as batatas com sal, pimenta, tomilho e alho bem picadinho.
Rega-se com mais um pouco de azeite e vai ao forno a assar

quarta-feira, 16 de março de 2011

Pimentos recheados

Esta era uma receita que no ano passado eu era incapaz de fazer, já que só comecei a gostar de pimentos o Verão passado (ai, ai... são os 40!!!).

Um dia destes nos anos da minha sobrinha apareceu na mesa este petisco que foi muito apreciado por todos. Como gosto mais de pimentos vermelhos do que verdes resolvi adoptar a receita mas fazendo com pimentos vermelhos. Sinceramente gostei mais da receita original. Os pimentos vermelhos são mais doces e com a carne e o tomate ficou um pouco adocicado.
Mas estava bom na mesma. Achei até graça que um amigo do meu filho que almoçou connosco neste dia, já me disse que pediu à mãe para fazer este prato porque achou delicioso!!!



Ingredientes:

Pimentos vermelhos (usei estes mas sinceramente prefiro os verdes para este prato)
Carne picada
1 cebola
2 ou 3 dentes de alho
3 tomates maduros (usei congelados)
cogumelos laminados
milho doce
sal
pimenta
piri-piri (opcional)
azeite
Queijo mozarela ralado

Preparação:

O recheio é idêntico ao que faço para a bolonhesa.
Refoga-se ligeiramente a cebola e o alho em azeite. Quando o refogado está lourinho junta-se a carne e envolve-se deixando fritar um pouco. Tempera-se com o sal, a pimenta e o piri-piri e depois junta-se o tomate. Junta-se os cogumelos e o milho doce. Deixa-se estufar.

Entretanto tira-se a "tampa" aos pimentos e retira-se todas as sementes. Colocam-se num tabuleiro de ir ao forno e recheiam-se com o preparado da carne. Por cima cobre-se com queijo mozarella ralado. Vai ao forno.

Demorou um bocadinho mais do que eu pensava. Entretanto, como vi que os pimentos estavam a demorar a assar resolvi picá-los e escorreu imensa água. Para a próxima acho que vou picá-los antes de os colocar no forno.

Acompanhei com batatinhas assadas com tomilho.

terça-feira, 15 de março de 2011

Bolo de limão

Voltou a chuva, voltou o frio e apetece logo ligar o forno e fazer um bolinho. Ontem à noite, peguei no Livro de bolos e bolinhos da Vaqueiro e encontrei este que me pareceu muito bom. Não me enganei nada. É delicioso.



Ingredientes:
200 g margarina
200 g de açucar
5 ovos
raspa de 2 limões
200 g de farinha
2 colheres café de fermento em pó
1 pitada de sal

Preparação:
Na Bimby, triturei o açucar e a casca de limão 15 seg. vel 7.
Juntei a margarina e bati 4 min, vel 4, a 37 º.
Depois deitei os ovos e bati mais 2 min vel 4.
Por fim juntei a farinha com o fermento e o sal. Envolvi 15 seg vel 6.

Untei a forma com o óleo em spray da Espiga (nunca tinha experimentado mas é fantástico!!!) e levei ao forno a cozer por cerca de 40 minutos.

Depois de cozido pica-se o bolo com um palito e ainda na foma rega-se com a seguinte calda:
Mistura-se bem 1 dl de sumo de limão com 100 g de açucar em pó. Desenforma-se depois de frio.

Para variar não li bem a receita e levei a calda ao lume mas garanto que não estragou nada. O bolo está mesmo bom!!!!

segunda-feira, 14 de março de 2011

Um selo

Este foi o meu 1º selo. Não sei muito bem como isto funciona mas, por via das dúvidas, vou colocá-lo aqui com um grande agradecimento à Margarida. Um grande beijinho para ela que se tem, revelado uma pessoa muito querida e que gostaria de conhecer. Talvez um dia quando voltar a passar pela sua linda terra, onde como diria o Malato: já fui muito feliz, ehhehheeehh!!!!


 O selo trás um desafio associado por isso cá vai:

NOME:
Manuela mas às vezes até me esqueço pq todos me chamam Nélinha.

COMO SE AUTODEFINE:
Sou bem disposta, apaixonada pela vida, sonhadora, teimosa e demasiado frontal (o q muitas vezes me prejudica). Sou mãe-galinha. Adoro a minha família. Sou um bocadinho do género “sempre em festa”, adoro jantaradas com amigos, ir ao cinema e viajar. Cozinhar é outra das minhas paixões.
Neste momento e por muitas coisas negativas que me têm acontecido estou desiludida com as pessoas e com a sociedade em que vivemos, com a falta de princípios, de ética e de escrúpulos. Detesto a hipocrisia, as pessoas que se acham superiores, as que não olham a meios para atingir os fins. Não suporto injustiças.

O QUE TE MOTIVOU A ESCREVER UM BLOG:
Gosto de escrever e de cozinhar. Como já andava há muito tempo por aqui a visitar as cozinhas alheias, achei que estava na hora de partilhar também aquilo que faço na minha cozinha. Além da cozinha acho também interessante falar de outras coisas que também me interessam como por exemplo o cinema e os meus passeios.

O QUE TE DA FORÇA PARA CONTINUAR:
A minha família, sem qualquer dúvida

ALGO ENGRAÇADO QUE JA TE ACONTECEU:
Quando fomos à Eurodisney ao entrar no Parque encontrámos um casal amigo e a sua filha. Já é uma grande festa quando, a tantos quilómetros de Portugal, encontramos portugueses ora, encontrar amigos ainda é mais engraçado. 
Nós tínhamos um programa organizado para dois dias na Disney e três dias em Paris, eles andavam por sua conta e risco e por isso cada um seguiu o seu caminho. Dois dias depois, já em Paris, o improvável aconteceu: andávamos a passear e voltámos a encontrá-los. Foi mesmo uma festa.

Como o selo já foi atribuído há uns dias presumo que imensa gente já o tenha,  então resolvi partilhá-lo com quem me ler e não o tenha.

O Discurso do Rei

Este fim de semana fui ao cinema. É mais uma das minhas paixões que ultimamente tenho posto de parte nos últimos tempo - por falta de tempo e de conteúdo cinematográfico - mas o regresso foi em grande: Fui ver o Discurso do Rei.


O filme retrata a história do Rei Jorge VI, pai da rainha Isabel II de Inglaterra, e da sua ascenção ao trono após o seu irmão ter abdicado e do seu problema que todos os médicos de grandes credênciais teimavam em não conseguir resolver - a sua gaguês. Neste filme retrata-se especialmente a relação do monarca com o seu terapeuta da falta - brilhantemente interpretado pelo actor Geoffrey Rush. Lionel Logue (o terapeuta) é  um homem simples mas assertivo, que teimou em tratar o rei como um igual e com os seus métodos pouco convencionais conseguiu transformar um homem inseguro num lider.

Excelentes interpretações!!! Excelente filme!!!!  Gostei especialmente da teimosia do terapeuta que não obstante as resistências impostas pelo protocolo, conseguiu mais do que resolver o problema de gaguês, criar uma duradoura relação de amizade com o monarca. Achei deliciosos os toques de humor num filme de cariz mais sério.

Muito bom!!! Aconselho vivamente!!!

Almôndegas em molho de tomate

De volta aos tachos depois do interregno carnavalesco!!!!

Este não é dos pratos favoritos dos meus 3 homens, mas eu gosto.

Já nem me lembrava da última vez que fiz, por isso resolvi mimar-me um pouco e fazer estas magníficas almôndegas em molho de tomate.


 


Ingredientes:

1 Kg carne picada (misturo 600 g vaca e 400 g porco)
1 cebola ralada
1 ovo batido
¼ chávena de pão ralado
umas gotas de molho inglês (opcional)
1 pouco de orégãos secos
3 colheres de sopa de parmesão ralado (opcional no caso das almôndegas)
sal e pimenta (a gosto)
2 ou 3 cebolas
2 ou 3 dentes de alho
2 ou 3 tomates bem maduros
azeite

Preparação:

Numa tigela grande coloca-se a carne picada, a cebola, o ovo, o pão ralado, o molho inglês, os orégãos e o parmesão. Mistura-se tudo muito bem com as mãos e formam-se bolinhas.

Num tacho faz-se um refogado generoso com o azeite, a cebola picada e o alho. Quando está lourinho deita-se o tomate pelado e partido em cubos (junto aqui uma colherzinha de açucar). Deixa-se apurar um pouco e depois tritura-se. Juntam-se entretanto as almôndegas Tempera-se com sal e pimenta e deixam-se a estufar no molho de tomate.

Gosto de acompanhar este prato com massa ou puré de batata.

sexta-feira, 11 de março de 2011

Quinta dos Loridos

Tenho este post escrito há imenso tempo mas o meu filho fez o favor de me levar a máquina e eu queria ilustrá-lo com algumas fotos. Entretanto, enxoval que não vai com a noiva....

Mas mais vale tarde que nunca e como acho que vale mesmo a pena recomendar uma visita à Quinta dos Loridos, ainda por cima com o fim-de-semana à porta, aproveitem!!!

No dia 2 de Janeiro a minha mãe fez anos.
Há imenso tempo que não tinhamos sol. Mas era domingo e finalmente tinhamos um dia de sol... convidava mesmo a um passeio.
Onde é que haviamos de ir? Óbidos era uma boa solução mas era o último dia da Vila Natal e devia estar uma grande confusão. Lembrei-me então da Quinta dos Loridos. É um local fantástico.


Perto do Bombarral, Joe Berardo está a construir aquilo que ele chame de Budha Eden - Jardim da Paz.
Um belo espaço que recomendo a quem goste de tranquilidade e natureza!!!
Esta quinta é sem dúvida um lugar a visitar.

Terminámos a visita ao anoitecer e com bastante frio. Felizmente que eles têm um bar onde pudemos saborear um chocolate quente.

A minha sobrinha Joana

quarta-feira, 9 de março de 2011

O meu Carnaval

Tal como já disse há uns dias o Carnaval é vivido intensamente aqui em casa. São dias de muita folia e diversão mas também muito cansaço com os preparativos e depois com as noitadas. Mas como quem corre por gosto não cansa há que aproveitar os bons momentos e, sem dúvida que para mim, o Carnaval é um bom momento.

Começo por mostrar as minhas habilidades na costura:

O meu ursinho de 1,90

 e o meu Timon

E agora uma pequena reportagem daquilo que se passou por aqui nestes dias:

A festa começou na 6ª feira com o desfile das escolas: 8 mil crianças desfilaram pelas ruas da cidade

À hoite começaram os festejos de rua. Optámos por uma máscara de nomenagem a uma das figuras do Carnaval de Torres  e apesar de sermos mulheres vestimo-nos de Matrafonas. Foi uma noite mesmo gira mas tenho de pedir fotos porque fiquei sem bateria na máquina.

No sábado à noite é a noite do desfile dos grupos de mascarados. São grupos que se organizam e inscrevem  para um desfile pelas ruas da cidade. Esses grupos ficam também inscritos num concurso de máscaras, onde através dos votos do público e da Real Confraria do Carnaval se escolhem os melhores. São muitos milhares de pessoas que de acordo com o tema - que este ano é a Selva - se aprumam a rigor. Pena que a chuva tenha estragado um pouco a festa.
Pela primeira vez em muitos anos não nos inscrevemos para o desfile mas, claro, não faltámos à festa com este fato que intitulámos de Fogo.

No domingo o desfile de carros alegóricos e dos grupos de mascarados foi assim:


O carro dos reis 
A sátira politica onde se pode ver o 1º ministro a tentar extraír leite de uma vaca que já nada tem para dar
E nem o Cristiano Ronaldo faltou com a criança pendurada na liana
Alguns dos grupos de mascarados
Um dos grupos vencedores
O outro grupo vencedor onde participou o meu amigo A. com a mulher S. e a filhas
Este não ganhou mas também estava muito giro



E cá estou eu com umas amigas a ver o desfile com as nossas capelines de flores


A noite de domingo é sempre uma das melhores noites. Menos gente nas ruas mas muita animação. Cada um veste o que apetece e algumas de nós escolhemos os fatos de indio


Na segunda feira a coisa fica complicada. Muita gente e muito alcool que às vezes estraga a festa à miudagem, mas nós não deixamos os créditos em mãos alheias e não faltamos à chamada. Madames Bambas foi o tema da noite e não se cruzem connosco porque a bola de cristal pode trazer más notícias ehehehe!!!
Hoje foi mais um dia de desfile mas como o meu cansaço era tanto e o tempo esta chuvoso optei por desfrutar do meu sofá que estava com imensas saudades minhas. É que amanhã já é dia de trabalho e à noite encerram-se as festividades com o Enterro do Entrudo. 

P'ró ano há mais...

quarta-feira, 2 de março de 2011

Sopa de feijão branco com espinafres

Como já referi antes, nos últimos dias dediquei-me à costura sem perceber nada do assunto.

Os fatos de Carnaval dos meus filhos têm-me tirado horas da minha caminha mas apesar de meio tortos (já disse que não percebo muito de costura) estão a ficar bem giros. Eu depois mostro.

Mas que me está a dar um gozo enorme está, só que na cozinha tenho parado pouco e sinceramente no blog ainda menos.
 
As sopinhas no entanto não têm faltado e para pelo menos marcar presença, aqui fica esta de que gosto muito.






Ingredientes:
1 lata de feijão branco
4 cenouras
1 batata
1 cebola grande
Água (foi a olho até cobrir os ingredientes)
sal qb
espinafres - Pode usr-se frescos ou 4 ou 5 rolinhos dos congelados


Preparação:
No copo coloquei ½ lata de feijão, as cenouras, a batata, a cebola e o sal. Cobre-se com água.
Na Varoma coloquei os espinafres.

Programei 25 min,temp varoma, velocidade 1

Depois de tudo cozido, retirei a Varoma para o lado e ao conteúdo do copo juntei o azeite e triturei +- 30 seg vel 5/6/7. Depois juntei os espinafres e o resto do frasco do feijão. Cozinhou 2 min.colh inversa.












Esta sopa é muito deliciosa e reconfortante, mesmo daquelas que neste Inverno frio sabe mesmo bem.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Sopinha 2 em 1

Os preparativos para o Carnaval estão a dar conta de mim. Tenho de fazer um fato de urso e um de Timon (o do Rei Leão) para 2 meninos com 1,80m. Estou quase doida, nem à cozinha vou, por isso convém ter  uma sopinha sempre à mão.

Ainda por cima um dos meus filhos é um esquisito de primeira e, no que respeita a legumes, nem toca!!! A sopa tem de ser sempre passada. Mas o resto do pessoal gosta bastante de um belo puré de legumes com umas folhinhas de espinafres ou agriões.

Tive então de adoptar uma estratégia que me permite, não só contentar as duas partes, mas também fazer na Bimby sopinha para 2 dias.



Ingredientes:
(foram estes mas podiam ser outros)

Courgette
Cenoura
Cebola
Dentes de alho
Abóbora - um bocadito
2 folhas de alface
1 restinho de alho francês
Espinafres (utilizei frescos mas pode usar-se congelados)
Coentros

Preparação:
Arranjei os legumes e coloquei uma parte deles no copo. Acrescentei a água e o sal.
Na Varoma coloquei os espinafres, num cantinho e no outro cantinho uma remessa dos restantes legumes.
Programei 30 min,temp varoma, velocidade 1

Depois de tudo cozido, retirei a Varoma para o lado e ao conteúdo do copo juntei o azeite e triturei até ficar aveludado (+- 30 seg vel 5/6/7). Depois juntei os espinafres. Cozinhou 2 min.colh inversa.

Para os que gostam de legumes estava o assunto arrumado. 

Agora vamos ao jantar do esquisito:

Coloquei os legumes cozidos na Varoma no copo. Acrescentei água quente e cozinhei 3 min vel.1 a 100º.

No final acrescentei o azeite e os indispensáveis coentros. +- 30 seg vel 6/7 e fiquei com um purézinho fabuloso.  

Cá está uma forma de fazer uma bela sopinha e contentar o pessoal todo!!!

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Bifes em molho de natas com mistura de ervas e especiarias

Já que durante a semana andamos sempre a correr, aos domingos gosto de fazer uma refeição mais demorada ou trabalhosa. Mas nem sempre estou para aí virada e às vezes também faltam as ideias. Nesses dias, se pergunto aos meus fihos o que querem para o almoço eles respondem muitas vezes: "Faz os bifinhos de pimenta".
Não são bifes de pimenta mas é assim que eles lhes chamam. Acho que lhes chamam assim porque antes de conhecer as especiarias que utilizo nestes bifes fazia-os com mistura de pimentas.
São de muito fácil preparação e imenso sabor.



Ingredientes:
4 bifes (gosto de folha de alcatra)
1 pacote de ervas e especiarias para bifes da Margão
1 colher chá de mostarda dijon
1 cálice aguardente
1 pacote de natas
sal
azeite e margarina para fritar os bifes

Preparação:
Numa frigideira aquece-se o azeite e a margarina e fritam-se os bifes temperados apenas com um pouco de sal.
Retiram-se os bifes e reservam-se.
No azeite de fritar colocar a mistura de ervas e especiarias e a mostarda e mexendo sempre deixa-se fritar um pouco. Entretanto deita-se a aguardente e flambeia-se. Por fim, deita-se as natas e sem parar de mexer deixa-se ferver um pouco.
Entretanto envolvem-se os bifes reservados no molho de natas.
Acompanho normalmente com batatas fritas e salada (além do pão para molhar no molho, uma desgraça!!!)

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Carnaval de Torres

Diz-se que a vida são 2 dias e o Carnaval são 3. Nada mais falso quando se fala de Torres Vedras. 
Estamos a 15 dias do Carnaval e aqui já cheira....

Em Torres Vedras vive-se o Carnaval com muita intensidade e a minha casa não é excepção. Toda a gente se mascára e naqueles dias quase não se vai à cama. Começa à sexta-feira com a chegada dos reis e acaba na quarta.feita de cinzas com o enterro do entrudo. Pelo meio ficam as noites de folia onde as ruas da cidade se enchem de bares improvisados e onde toda a gente sai para a rua mascarado. 

Mas para um verdadeiro Torreense o bichinho começa sempre mais cedo. Eu, por exemplo, estive hoje com um grupo de amigas a costurar alguns dos fatos com que nos vamos mascarar. E amanhã a saga continua. 

E até ao Carnaval vai ser assim em muitas casas de Torreenses. Organizam-se grupos - que podem ser as colectividades do concelho ou simples grupos de amigos, como é o meu caso -  em torno de um tema, que este ano é a Selva, e fazemos os fatos para os desfiles, quer nocturnos quer diurnos.

E já agora para vos deixar um cheirinho,  aqui está o meu filho mais velho (o da direita) com 2 amigos que já sairam hoje à rua com um arzinho de Carnaval, enfeitando-se com cabeleiras e com óculos e chapéus malucos.



Para quem tiver alguma curiosidade vou aqui contar resumidamente a história do Carnaval de Torres:
As tradições do Carnaval de Torres remontam a tempos idos, mas durante muitos anos o Carnaval limitava-se aos bailes e récitas nas colectividades e em casas particulares e quase não havia animação de rua.
Entretanto, no início do século XX, enraíza-se a sátira política, uma característica muito presente no Carnaval de Torres, tendo nos anos 20, sido formada uma comissão para organizar mais a sério os festejos de rua.
A primeira Batalha de Flores com carros alegóricos organizou-se em 1931, mas foi a partir de 1960 que o Carnaval de Torres começou a realizar-se regularmente e com características únicas. 
É um Carnaval popular e muito diferente de outros Carnavais, pois tem como principal característica a espontaneidade. Tem crescido ano após ano e assume-se como o mais “Português de Portugal”.
As "matrafonas" são um dos símbolos do Carnaval de Torres tendo-se tornado num dos seus ícones mais fortes. São homens mascarados de mulher, mas homens que não se devem confundir com travestis porque os fatos que vestem são fatos que não ficam bem a mulher nenhuma. As matrafonas satirizam os toques femininos e representam, normalmente, a mulher socialmente "mal comportada". Aqui até a rainha do Carnaval é um homem.

E com este post convido-vos a vir à minha terra para se divertirem à grande e à Torreense no 
CARNAVAL MAIS PORTUGUÊS DE PORTUGAL

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Legumes salteados com peito de frango e massa

Comprei uma variedade de massa "fettuccine all uovo" da Buittonni que estava ansiosa por experimentar. Tinha tirado peitos de frango do congelador para o almoço e precisava de qualquer coisa bem rápida.
Fazer o quê? Massa com frango parecia-me pouco. Que tal juntar uns legumes. Então cá vai!!


Ingredientes:

Massa "fettuccine all uovo"
2 peitos de frango
mistura de legumes (tenho normalmente congelado e pronto a usar, saquinhos onde ponho: courgettes, beringela, tomate, cebola, cenoura...)
alho
azeite
sal aromatizado
coentros

Preparação:

Coze-se a massa conforma as instruções da embalagem (esta foi só 5 min depois de ferver).
Na Wok coloca-se o azeite, o alho picadinho e deixa-se fritar um pouco.
Coloca-se entretanto o frango em pedacinhos pequenos e vai-se mexendo e fritando ligeiramente.
Logo que ganhe cor junta-se os legumes e envolve-se bem. Tempera-se com sal aromatizado e coentros picados (só os talos).
Deixa-se fritar na Wok, mexendo de vez em quando.
Depois de pronto polvilha-se com as folhas de coentros picadinhas.
Serve-se colocando a massa no prato e por cima deita-se o preparado de legumes com o frango.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Salada de frango e laranja

No  sábado passado fui às compras já tarde. A caminho do supermercado ia pensando no que havia de fazer para o jantar (que ao fim de semana costuma ser petisco).
Faço ameijoas? Cogumelos? Gambas? Nã!!! Não me apetece nada disto!!!
Liguei para os rapazes que também não estavam com grandes apetites. Queriam qualquer coisa leve.
Ainda bem porque eu também não estava com grande vontade de ir para a cozinha.
Entretanto, o moço que estava à minha frente na charcutaria pediu 1 frango assado e lembrei-me que podia desfiar frango para fazer uma salada. Feito!!!!

E assim se decidiu o que fazer para o jantar



Ingredientes:
1 embalagem de salada gourmet
1/2 frango assado
1 laranja
nozes
molho de vinagrete (*)

Preparação:
Lava-se e escorre-se a salada.
Desfia-se o frango.
Descasca-se a laranja, corta-se ao meio e depois em rodelas.
Partem-se as nozes em bocadinhos.
Coloca-se tudo numa saladeira (à excepção da laranja) e tempera-se com sal  o vinagrete. Envolve-se bem e no fim põe-se a laranja (só ponho no fim porque não gosto que absorva o sabor do vinagrete, gosto do contraste da laranja na salada).



E assim se conseguiu uma refeição super rápida e repleta de cor e sabor.


(*) O vinagrete faço assim:

2 colheres de chá de mostarda Dijon
2 colheres de sopa de vinagre de framboesa
6 colheres de sopa de azeite
sal e pimenta a gosto

Colocar os ingredientes numa tigela e mexer muito bem com uma vara de arames.