segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Domingo de sol... Finalmente!!!!

Ultimamamente o tempo não tem convidado a sair de casa. Ora chove, ora faz vento, ora está um frio do caraças!!! Enfim uma "deprê" que ninguém aguenta!!!!
Esta semana apesar de frio, o Sol tem brilhado e o meu ânimo melhora logo.
Eu adoro o Inverno mas o Sol faz-me muita, muita falta (vá-se lá perceber esta cabeça), mas eu explico: O Inverno cheira-me a chá e torradas, a forno a trabalhar, a comida de conforto, a mantinha no sofá com um bom filme, enfim... a conforto do lar! Mas o Inverno que eu gosto é o Inverno frio mas com Sol radioso, como tem estado esta semana...Às vezes pergunto-me como é que seria se eu vivesse em Londres, eheheh!!!!
Os meus domingos ultimamente têm sido passados entre a bancada da cozinha e o sofá, mas hoje o Sol brilhava demais para que o programa das festas fosse esse. Com este Sol cheira-me a praia e quando falo de praia falo da minha... Santa Cruz.
Por acaso não gosto muito de lá ir ao domingo à tarde, porque está sempre montes de gente, mas hoje tinha de ser. Precisava mesmo de carregar baterias.
O mar estava bravíssimo, mesmo mar de Inverno. O Sol brilhava. As pessoas enchiam as esplanadas. Enfim... Um belo domingo de Sol.
E esta é a minha praia, digam lá se não é linda:
Penedo do Guincho

Praia Norte mais conhecida por Praia do Max

"O Calçadão"

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Bacalhau em cama de grelos com crosta de broa

A semana passada comi num restaurante, um daqueles pratos de bacalhau que tinha de experimentar fazer em casa. 

Já experimentei e ficou excelente. Posso até dizer que não fica a dever nada ao do restaurante!!!!

O que comi no restaurante tinha crosta de broa com azeitonas pretas. Como isto foi decidido meio à pressa e não tinha azeitonas fiz a crosta com alho e coentros. Aprovadissima!!!



Ingredientes:
3 postas de bacalhau (usei 2 rabos e 1 posta)
Batatas pequenas
6 dentes de alho
1 molho de grelos (tive de usar 1 embalagem de congelados pq não havia frescos na frutaria)
1/2 broa de milho pequena
coentros
azeite

Preparação:
No copo da Bimby ponho 3 dentes de alho e um molhinho de coentros. Tritua-se 5 ou 6 seg na vel 7. Junta-se a broa de milho e tritura-se de novo 10 seg vel 7. Reserva-se.
Lava-se muito bem as batatas e põe-se a cozer em água a ferver com 2 boas mãos de sal , durante cerca de 10 min (não ficam salgadas). Depois retiram-se para um tabuleiro e leva-se ao forno cerca de 15 a 20 min regadas com 2 conchas da água de as cozer. No final retira-se, limpam-se e dá-se-hes um murro.
Ao mesmo tempo cozem-se os grelos. E noutro tacho coze-se também o bacalhau.
Depois de cozido, deixa-se arrefecer  um pouco o bacalhau para depois desfiar.
Entretanto coloca-se o azeite e 3 dentes de alho bem picadinhos numa frigideira e quando começa a ferver junta-se o bacalhau desfiado. Vai-se mexendo e envolvendo o bacalhau no azeite e no alho.
Depois de cozidos escorrem-se os grelos e colocam-se no fundo do tabuleiro. Por cima coloca-se o bacalhau.
Na frigideira onde se fritou o bacalhau deita-se mais um pouco de azeite e frita-se um pouco a broa. Quando estiver lourinha põe-se em cima do bacalhau.
Vai ao forno a alourar.
Acompanha-se com a batata que depois de tirar do forno levam o murro e são regadas com um fio de azeite quente com um dentinho de alho.

Uma experiência a repetir, sem dúvida nenhuma!!!

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Iogurtes de bolacha, banana e laranja

Ultimamente não tenho feito muitos iogurtes mas, de facto são uma mais valia e tenho de me voltar a habituar.

Ontem à noite tinha na fruteira uma banana demasiado amarela para que alguém lhe tocasse e lembrei-me logo destes iogurtes publicados na Revista Bimby Momentos de Partilha, de Janeiro de 2009.

Os meus filhos adoram!!!! Fica um iogurte muito cremoso e saboroso, faz lembrar a papinha que lhes fazia quando eram pequenos com os mesmos ingredientes.

Antes de iniciar o processo de preparação dos iogurtes lavo bem os frascos e as respectivas tampas e depois coloco-os no micro-ondas 3 ou 4 minutos para esterilizá-los (não é o processo de esterilização normal, mas como também não vão durar muito tempo, serve!!!).
 


Ingredientes:
80 gr de bolacha Maria
200 gr de banana (1 banana grande)
sumo de 1/2 laranja
80 gr de açucar
1 litro de leite
50 gr de leite em pó
1 iogurte natural

Preparação:
Coloca-se a bolacha no copo e programa-se 10 Seg.Vel.9
Retira-se e reserva-se
Coloca-se no copo a banana, o açúcar e o sumo de laranja e tritura-se 5 Seg.Vel.5.
Programa-se mais 8 Min.Temp.Varoma, Vel.1.
Retire o copo da máquina para arrefecer.
De seguida junta-se 500 gr de leite, o leite em pó, a bolacha reservada e programe 1Min.Vel.7
Acrescente o resto do leite e o iogurte e programe 4Min.Temp.50º.Vel4.

Fermentação:
A textura do iogurte depende da forma como este é abafado, por isso, terminado o tempo temos várias soluções para concluir o processo:
1. Usa-se uma iogurteira;
2. Abafa-se o copo da Bimby com uma manta polar ou saco térmico durante 8 a 10 horas.
3.E a minha solução: Como não tenho iogurteira e gosto de deixar a Bimby pronta a usar, tenho de ser um pouco inventiva, então, encho logo os frasquinhos de iogurte e  coloco-os num saco térmico. Depois, embrulho numa manta bem quentinha. E resulta!!
Desta vez como o frio é muito, tive medo de não ser suficientemente quente e coloquei os frascos num 1º saco térmico mais pequeno, que embrulhei numa toalha, e depois voltei a pôr noutro saco térmico maior, que enrolei na dita manta.

Dá para cerca de 8 frasquinhos.

Já estão no frigorifico e ficaram perfeitos!!! Vai uma colherzinha?

Comprinhas

Gosto muito de fazer compras para a casa. Quando vou a algumas lojas a minha vontade é deitar fora as coisas que tenho em casa para poder comprar coisas novas. Mas infelizmente não é possível e lá vou resistindo, porque senão não há armários nem carteira que vedem!!!!
Mas a semana passada fui ao Espaço Casa e não resisti a estas coisinhas que estavam a muito bom preço:

 Digam lá se não foram boas compras:

O prato de pé - 4,95 € (andava há imenso tempo para comprar um)
As frigideiras - 3,95 € e 5,95 € (precisava mesmo de substituir as minhas e estas são tão giras)
O conjunto de caivas de vidro com tampa - 5,95 € (as 4!!! )- A maior dá perfeitamente para guardar uma dose de sopa para 4
O cortador redondo (não deve sereste o nome)- 3,95 €.

E pronto, lá tenho de ir dar volta aos armários para as tentar encaixar!!!!

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Salada de espargos com bacon e ovo

Nunca tinha feito espargos, mas um dia destes o meu marido falou tanto disso que acabei por comprar um molhinho. Mas andaram de um lado para o outro no frigorífico, porque não sabia como fazê-los, até porque não é das coisas que mais aprecio (ou não apreciava, porque depois desta receita mudei de ideias).

Um dia destes, na minha voltinha pela blogosfera dei de caras com esta salada maravilhosa neste blog que tanto aprecio. Pronto: solução arranjada para os espargos.E que solução deliciosa.

Fiz muito poucas alterações à receita original mas aqui fica a minha versão:


Ingredientes:
1 molho de espargos verdes
ovos (um por pessoa)
nozes ou avelãs tostadas (não usei pq não tinha mas acho que devem ficar muito bem)
Mistura para saladas (usei salada gourmet do Mini-Preço)
10 fatias de bacon

Preparação:
Colocar uma panela com água e sal ao lume. Quando começar a ferver adiciona-se os espargos previamente arranjados e deixa-se cozinhar durante 4 minutos. Escorre-se bem os espargos (*) e deixa-se a escorrer sobre papel absorvente .
Numa frigideira anti-aderente aloura-se o bacon.
Coloca-se um tachinho com água ao lume. Quando a água ferver adiciona-se os ovos e coze-se durante 6 minutos. Depois coloca-se os ovos em água fria para descascar.
 Vai-se colocando a mistura para saladas numa travessa ou prato e depois os espargos, o bacon cortado em pedaços, o ovo aberto e as nozes picadas grosseiramente (eu, como já disse, não usei).

 (*) A receita original manda mergulhar os espargos em água fria, mas como estava tanto frio achei melhor não o fazer . Assim, adicionei os espargos e o bacon mornos para que  não ficasse um prato tão frio. Resultou!!!

Tempera-se com o molho seguinte molho vinagrete (dobrei a receita original):

2 colheres de chá de mostarda Dijon
2 colheres de sopa de vinagre de framboesa
6 colheres de sopa de azeite
sal e pimenta a gosto

Colocar os ingredientes numa tigela e mexer muito bem com uma vara de arames.

Aconselho vivamente!!!É mesmo deliciosa!!! Pena que me distrai com os ovos e deixei cozer demasiado.

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Lombinhos de porco assados no forno com batatinhas

Adoro comida de forno e com o frio que tem estado ainda me apeteceu mais ligar o forno e fazer estes lombinhos de porco.


Ingredientes:
3 lombinhos de porco
3  ou 4 dentes de alho
1 colher de chá mostarda em grão
1 colher de chá coentros em grão
1,5 colher de chá de hot stuff (um tempero excelente que descobri aqui)
sal e piri-piri (a gosto)
2 colheres de sopa de polpa de tomate
Azeite
vinho branco
batatinhas parisienses

Num almofariz colocam-se os alhos, a mostarda, os coentros, o hot stuf e o sal e pisa-se até formar uma massa.
Depois junta-se a polpa de tomate, o azeite (para ligar) e mistura-se bem.
Colocam-se os lombinhos no tabuleiro e temperam-se com a mistura preparada. Rega-se com vinho branco e um fiozinho de azeite e deixa-se repousar cerca de 1 hora.
Como habitual coloquei a folha de aluminio e foi ao forno a assar. Sensivelmente a meio da cozedura juntam-se as batatas e acrescenta-se um pouco de água ou vinho branco (eu prefiro àgua).
Vai novamente ao forno, cerca de 15 min ainda com a folha de aluminio e depois até estar assado (depende do forno) sem a folha de aluminio.


Gosto muito destes assados no forno!!!!

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Chilli

O meu filho mais velho ficou de apetites: Queria Chilli!!!

No sábado passado juntou-se com os amigos da secundária. Agora que estão cada um para seu lado têm de arranjar sempre um motivo para se encontrarem. Normalmente é uma futebolada e depois uma saídinha à noite.

Desta vez resolveram jantar cá em casa e fazer uma degustação de cervejas estrangeiras: Corona, Desperados, Budweiser e Guiness (chegaram à conclusão q não há nada como a boa cervejinha portuguesa). Acabaram a noite com umas partidinhas de Trivial e Cluedo. Já nem sequer sairam, estão a ficar velhotes!!!

Mas eu gosto de os ter por cá e prontifico-me sempre para lhes preparar o jantar.

Desta vez, com o rapaz a desejos e sendo algumas das cervejas mexicanas, lá saiu o Chilli.


Ingredientes:
700 gr de carne picada
3 latas de feijão manteiga
1 Cebola
2 dentes de Alho
1 Pimento Vermelho
50gr de Azeite
200gr de Tomate
1 colher de café de Cominhos
1 malagueta (usei 2 colheres de sobremesa de piri-piri caseiro)
Sal a gosto

Preparação:

Deite o azeite no copo e programe 3 Min., Temp.Varoma, Vel.2.
Em seguida, deite a cebola, o alho e o pimento e pique durante 10 Seg., Vel.5.
Adicione o tomate e pique tudo durante 20 Seg., Vel.7. Refogue então por 7 Min., Temp.100º, Vel.2.
Adicione a carne, os cominhos, o piri-piri e programe 10 Min., Temp.100º, Vel.1.

Aqui passou a modo manual dada a quantidade necessária não caber na Bimby.

Deitei o preparado de carne num tacho e juntei o feijão bem escorrido. Rectifiquei os temperos e levei ao lume até ferver. Fui mexendo sempre e deixei apurar cerca de 5 min.

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Doce de leite condensado de chocolate

No jantar de que vos falei ontem deram-me uma daquelas receitas que não precisam de se escrever em lado nenhum, porque são tão fáceis que não dá para esquecer. Mas eu escrevo-a aqui porque assim fica acessível a quem a quiser levar!!!

Claro que tratando-se de uma receita com chocolate e tendo eu 5 miúdos na casa dos 20 anos a jantar no sábado à noite tinha de experimentar fazer a tal sobremesa.

Vejam lá se há coisa mais fácil.


Ingredientes:
2 latas de leite condensado de chocolate
2 pacotes de natas.

Preparação:
Coloca-se o conteúdo de uma das latas de leite condensado de chocolate no fundo de uma taça.
Batem-se as natas com a outra lata (Bati na Bimby - 1 min., vel 4) 
Coloca-se por cima do preparado anterior e vai ao frigorífico.
Enfeitei com chocolate raspado.

E já está!! Eu não disse que era fácil!!!

Nota: Segundo a colega que me deu a receita vai ao congelador. Eu pus só no frigorífico e estava bem bom!!!!

domingo, 30 de janeiro de 2011

Mexilhões em molho vinagrete com pimentos

Na 6ª feira passada estive no jantar de despedida de uma colega de trabalho. Para além de ter sido uma noite de agradável convívio foi também uma noite bastante boa do ponto de vista gastronómico.

Adorei as entradas, estavam muito boas, especialmente os mexilhões em vinagrete e umas trouxinhas de camarão em massa filo.
Quando chegou a hora de escolher o prato principal havia uma grande indecisão, então fiz uma "vaquinha" com 2 colegas e partilhámos um prato de bacalhau e um prato de carne.
A sobremesa foi fácil: Havia coullant de chocolate com gelado de morango! Só tive de pedir para trocar por gelado de baunilha. Uma verdadeira delícia.

Só foi pena não ter levado a máquina fotográfica!!!

Mas estou a falar deste jantar porquê? Porque não resisto a experimentar alguns daqueles pratos cá em casa. Um dia destes vou experimentar o bacalhau. Este fim de semana experimentei os mexilhões.



Ingredientes:
1 Kg de mexilhões de meia casca

Para o vinagrete:
1 cebola doce
1/2 pimento vermelho
1/2 pimento verde
1 molhinho de coentros
2,25 dl azeite
0,75 dl vinagrede framboesa
1 colher sopa de mostarda dijon
sal

Preparação:
Colocar 1 l de água no copo da Bimby. Colocar os mexilhões na varoma e programar 20 min, temp. varoma, vel 1.
Entretanto prepara-se o vinagrete:
Junte o azeite, o vinagre e a mostarda e envolva muito bem. Pique em pedacinhos bem pequenininhos os pimentos e a cebola e coloque numa tacinha. Junte o vinagrete e os coentros picadinhos. Tempere com sal a gosto.
Entretanto coloque os mexilhões numa travessa e deite o vinagrete por cima dos mexilhões.

Só vos digo! Uma maravilha!!!
Óptimo para uma entrada ou (como foi o caso) para o petisco de domingo à noite cá de casa.

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Moelas à minha moda

Este é um prato muito apreciado cá em casa, quer como refeição principal, acompanhado com batatas fritas, quer como petisco para os jantares do fim de semana.
Se quiserem aproveitar a ideia para este fim de semana... Cá está ela:

Ingredientes:
1 Kg de moelas
1 cebola picada
3 dentes de alho
1 tira de pimento verde
1 tira de pimento vermelho
2 tomates pequenos (normalmente uso congelados)
1 folha de louro
1 copo de vinho branco
Azeite
sal, pimenta moida na hora e piri-piri (a gosto)

Preparação:
Arranjam-se as moelas e colocam-se no tacho com os restantes ingredientes. Mexe-se bem e deixa-se repousar cerca de 30 minutos.
Põe-se o tacho ao lume (baixo) e deixa-se estufar mexendo de vez em quando.


Parecem apetitosas ou não?

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Penne de atum aromatizada com manjericão

Quando saimos tarde do trabalho, não descongelámos nada para o jantar e nem sequer temos sopa, a melhor solução é fazer uma pasta.
Desta vez saiu penne com atum na wok. As folhas de manjericão fresco deram um toque muito agradável!!



Ingredientes:
Massa penne
1 lata grande de atum
1 lata de milho
1 lata de cogumelos laminados
1 tomate (usei congelado)
1 tira de pimento vermelho
2 dentes de alho
fohas de manjericão fresco
sal e mistura de pimentas (a gosto)
azeite

Preparação:
Enquanto a massa coze em água temperada com sal e com um fio de azeite, faz-se o refogado de atum.
Numa Wok coloca-se um fio de azeite, os dentes de alho picadinhos e deixa-se alourar.
Junta-se o atum, o milho, os cogumelos, o pimento em quadradinhos e as folhas de manjericão.
Tempera-se com sal e a mistura de pimentas moida na hora.
Vai-se mexendo e deixa-se apurar um pouco.
Quando a massa estiver cozida, escorre-se e junta-se ao preparado na Wok, envolvendo bem.

E pronto... foi num instante!!!! E estava bem bom!!!

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Creme de legumes com coentros


Com o frio que tem estado as sopinhas são sempre uma opção simpática para servir ao jantar.
Com a Bimby consegue fazer-se umas sopinhas bem cremosas.
Esta ficou muito saborosa.


Ingredientes:
1cebola
3 dentes de alho
coentros
50 gr azeite
2 batatas em pedaços
2 courgetes em pedaços
2 cenouras
½ alho francês
4 ou 5 folhas de alface
Sal (a gosto)
água q.b.

Preparação:
No copo coloca-se a cebola, o alho, o azeite e os talos dos coentros. Pica-se 5 seg/vel 5.
De seguida refoga-se 5 m/Varoma/vel 1.
Junta-se as batatas, a courgete,  as cenouras, o alho francês e a alface. Adiciona-se o sal, completa-se com água e programa-se 25 m/100º/vel 1.
Junta-se os coentros e programa-se 30 seg/vel 5-6-7.
Rectifique os temperos e se necessário triture um pouco mais.


No meu prato -  os outros não quiseram porque acharam que a sopinha estava muito boa -  coloquei uma colherzinha de café de Garam Masala e envolvi bem. Ficou muito agradável.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Rolo de carne com ovos cozidos

Há imensos talhos que fazem rolo de carne com diversos recheios. Cá em casa adoramos o rolo recheado com ovos cozidos e por isso prefiro prepará-lo em casa.
Preparo normalmente a carne da mesma forma que preparo a carne para os hamburgures conforme já falei aqui.
Depois coloco a carne na bancada e formo um quadrado colocando no meio os ovos cozidos previamente.

Faz-se o rolo e envolve-se com pão ralado. Coloca-se no tabuleiro. 
Rega-se com cerveja e um fio de azeite e leva-se ao forno tapado com papel de aluminio. 
Vai-se virando de vez em quando e regando com o molho.
Quando está quase assado retira-se o papel de aluminio e deixa-se corar.

É mesmo bom!!!

domingo, 23 de janeiro de 2011

Rolinhos de queijo e fimbre

Normalmente aproveito as tardes de domingo para cozinhar e, de há uns tempos para cá, há coisas que deixei de comprar e aproveito as tardes de domingo para as fazer. Para além da contenção de custos é muito agradável saber que estamos a comer com maior qualidade e saúde, e quando ouvimos os filhos dizer: "Mãe, estes rolinhos são os melhores que já comi", só nos dá vontade de continuar.

Neste caso, a Bimby é uma ajuda preciosa. Eu considero que não sou  uma “bimbydependente" - há imensas coisas para as quais não dispenso os meus tachos - mas neste caso, na Bimby, a massa faz-se num instante e fica óptima.

Ora estes rolinhos não são, nem mais nem menos, que a massa dos rissóis recheada com queijo e fiambre. Podem ainda utilizar-se outros recheios como por exemplo, chouriço ou salsichas.

Ingredientes:


Massa dos Rissóis:
(Livro Bimby - As receitas essenciais - pg. 62):

250g de Água
30 g de Margarina
5 g azeite
250g  de Farinha
1 pitada de sal

Recheio:
queijo
fiambre

Preparação:
No copo da Bimby colocar a água, a margarina e o azeite e programar 5 min, vel. 1, temp. 100º.
Deitar a farinha e programar 20 seg, vel. 4.
Retira-se a massa para um recipiente e amassa-se mais um pouco com as mãos. Forma-se uma bola e tapa-se com um pano até arrefecer.
Depois de fria estende-se a massa e colocam-se fatias de queijo e fiambre a gosto (eu pus na proporção de 1 e meia de fiambre para 2 de queijo).
Enrola-se o queijo e o fiambre com a massa, passa-se por ovo e pão ralado (também na Bimby) e coloca-se num tabuleiro.
Eu costumo deixar o tabuleiro de um dia para o outro no congelador e depois retiro para sacos de plástico.

E assim ficamos com uma opção bem agradável para uma refeição rápida ou para as festas.

Estes rolinhos podem fazer-se fritos ou no forno. No forno não ficam tão bonitos mas ganhamos em saúde!!!

sábado, 22 de janeiro de 2011

Comer quentinho - Sopa de feijão e hortaliça à antiga e não só

Tenho uma colega que, quando chegam os primeiros dias frios de Inverno, diz sempre que lhe apetece comer quentinho. Eu já adoptei esta frase e também a repito muitas vezes.
Esta sopa, ou aquilo que lhe queiram chamar, é uma refeição que gosto de fazer em dias de muito frio. Hoje calhou!!!

Ingredientes:
Carne vaca para cozer
Carne porco limpa
1 pedaço de entrecosto ou entremeada (nem sempre utilizo mas dá bom gosto)
1 chouriço de carne
1 chouriço mouro (desta vez não tinha, não usei)
1 farinheira
1 tomate
1 cebola
2 dentes de alho
sal
batatas
cenouras
couve coração ou lombardo (ou as duas)
1 frasco de feijão manteiga (para ser perfeito deveria ter cozido feijão).

Preparação:
Coloca-se ao lume uma panela com água, o tomate, a cebola e os dentes de alho. Quando começa a ferver juntam-se as carnes e os chouriço e deixa-se cozer.
Entretanto descascam-se as batatas e as cenouras e arranja-se a couve. Cortam-se as batatas em quadradinhos, a cenoura em rodelas e as couve em tiras não muito pequenas.
Quando a carne estiver cozida retira-se para um recipiente e reserva-se. Retira-se ainda o tomate, a cebola e o alho.
Cozem-se as couves, a batata e a cenoura na água de cozer a carne.
E fica uma sopa de feijão maravilhosa.

Ah! falta a farinheira. É cozida à parte e tenho uma táctica, que me ensinou alguém entendido, para que nunca rebente.
Previamente, coloco-a de molho em água fria por alguns minutos, até amolecer um pouco.
Retiro-a da água e, com cuidado, espalmo-a ligeiramente para que o conteudo se espalhe pela tripa. Espeto um palito em cada extremidade da farinheira e coze-se em água.

Quanto à sopinha fica para o jantar porque ao almoço comemos assim:





Com a escumadeira retirei uma parte das couves e dos restantes ingredientes da sopa e coloquei no prato para acompanhar a carne cozida e os enchidos.

Muito reconfortante neste dia tão frio.