Ultimamente não tenho feito muitos iogurtes mas, de facto são uma mais valia e tenho de me voltar a habituar.
Ontem à noite tinha na fruteira uma banana demasiado amarela para que alguém lhe tocasse e lembrei-me logo destes iogurtes publicados na Revista Bimby Momentos de Partilha, de Janeiro de 2009.
Os meus filhos adoram!!!! Fica um iogurte muito cremoso e saboroso, faz lembrar a papinha que lhes fazia quando eram pequenos com os mesmos ingredientes.
Antes de iniciar o processo de preparação dos iogurtes lavo bem os frascos e as respectivas tampas e depois coloco-os no micro-ondas 3 ou 4 minutos para esterilizá-los (não é o processo de esterilização normal, mas como também não vão durar muito tempo, serve!!!).
Ingredientes:
80 gr de bolacha Maria
sumo de 1/2 laranja
1 iogurte natural
Preparação:
Coloca-se a bolacha no copo e programa-se 10 Seg.Vel.9
Retira-se e reserva-se
Coloca-se no copo a banana, o açúcar e o sumo de laranja e tritura-se 5 Seg.Vel.5.
Programa-se mais 8 Min.Temp.Varoma, Vel.1.
Retire o copo da máquina para arrefecer.
De seguida junta-se 500 gr de leite, o leite em pó, a bolacha reservada e programe 1Min.Vel.7
Acrescente o resto do leite e o iogurte e programe 4Min.Temp.50º.Vel4.
Fermentação:
A textura do iogurte depende da forma como este é abafado, por isso, terminado o tempo temos várias soluções para concluir o processo:
1. Usa-se uma iogurteira;
2. Abafa-se o copo da Bimby com uma manta polar ou saco térmico durante 8 a 10 horas.
3.E a minha solução: Como não tenho iogurteira e gosto de deixar a Bimby pronta a usar, tenho de ser um pouco inventiva, então, encho logo os frasquinhos de iogurte e coloco-os num saco térmico. Depois, embrulho numa manta bem quentinha. E resulta!!
Desta vez como o frio é muito, tive medo de não ser suficientemente quente e coloquei os frascos num 1º saco térmico mais pequeno, que embrulhei numa toalha, e depois voltei a pôr noutro saco térmico maior, que enrolei na dita manta.