sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Bolo de Abóbora com cobertura de chocolate

Já experimentaram o bolo de cenoura com cobertura de chocolate? Eu já e é uma delícia.
Mas eu tinha uma abóbora a estragar-se no frigorífico!!!! E nós tanto fazemos filhós (ou sonhos) de abóbora como de cenoura!!!!
Ora, então vou fazer a experiência!!!

Bolo de Abóbora com cobertura de chocolate
(Adaptado do livro “Bimby – As receitas essenciais”)

Ingredientes:

Para o bolo:
250 g de abóbora
320 g açúcar (usei 300 g)
4 ovos
110 g de Óleo
220 g Farinha
1 colher (sopa) de fermento em pó

Para a cobertura de chocolate:
40 gr. de chocolate em pó
40 g margarina
70g açúcar
40 g de leite

Preparação:
Ligue o forno a 180º.
Arranje a abóbora, coloque-a em pedaços na Bimby e rale 15 seg/vel 9.
Adicione o açúcar, o óleo e os ovos e programe 1min/vel 6.
Junte então a farinha com o fermento e envolva 15 seg/vel3.
Unte uma forma com margarina e polvilhe-a com farinha.
Deite o preparado e leve ao forno durante cerca de 40 minutos.
Espete um palito para verificar se está cozido, retire do forno, desenforme e deixe arrefecer.

Entretanto prepare a cobertura;
Coloque todos os ingredientes no copo e programe 8 min/varoma/vel 2.

Cubra o bolo com este preparado.



Só vos digo… fica um bolo ligeiramente húmido, talvez um pouco menos doce que o de cenoura, mas muito, muito bom!!!!
A cobertura, quando repetir, vou alterar ligeiramente. Gosto mais com chocolate em tablete.

Esparguete com aproveitamento de frango assado

Ontem saí tarde do trabalho e não tinha nada feito para o jantar. Além disso, estava tão cansada que não me apetecia pensar no que havia de fazer.
Mas o people queria jantar! Tinha de fazer qualquer coisa!
Abri o frigorífico e havia um resto de frango assado do almoço. Tinha tb uma caixinha de tirinhas de bacon. Podia fazer uma massa. É rápido e é bom!!!
OK! Sai uma massa. Inspira-te Maria!!


Ingredientes:
Esparguete
óleo
sal aromatizado (c/ pimentas e tomilho)
resto de frango assado
uma caixinha de tirinhas de bacon
1 lata de cogumelos
2 dentes de alho
mostarda em grão
oregãos
piri-piri (nós gostamos mas é dispensável para quem não goste)
azeite

Preparação:

Cozi a massa em bastante água temperada com sal aromatizado e um fio de óleo.
Numa frigideira coloquei o azeite, o alho e o bacon a deixei fritar um bocadinho. Juntei os cogumelos e temperei com a mostarda em grão, os oregãos e o piri-piri. Frita mais um bocadinho e depois deitei o frango desfiado. Envolve-se o frango e frita mais um pouco.
Entretanto a massa já estará cozida e escorre-se a água. Junta-se a massa ao preparado de frango e envolve-se bem.


Foi num instante. Em aproximadamente 15 min estávamos à mesa e a massa estava mesmo muito boa. Além disso aproveitei o frango que estava no frigorífico.

Não foi mau pois não?

Só mais uma dica: Desta vez não fiz assim, mas às vezes, para este tipo de massas, substituo a frigideira pela wok e no final junto a massa e frito tudo. Também fica muito bom!!!

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

O turista

No sábado fui ao cinema ver "O Turista", um remake de um filme francês.
Trata-se de um policial romântico (se é que o género existe) cuja publicidade fazia prever um belissimo filme. O elenco liderado por Angelina Jolie e Johnny Deep também prometia!!!

O filme conta a história de um turista americano em viagem pela Europa (Johnny Deep) que, aparentemente por acidente, conhece uma misteriosa mulher (Angelina Jolie) num comboio para Veneza. Em Veneza vivem uma aventura perigosa e o romance vai nascendo.

O filme é interessante, a história está bem conseguida, mas desiludiu-me um pouco a falta de química entre a Angelina Jolie e o Johnny Deep. Eu adoro o Johnny Deep mas decididamente não consegui vibrar com este Frank Tupelo. É uma personagem demasiado normal para o brilhantismo que ele, de um modo geral, empresta às suas interpretações.

Criticas à parte, como já não ía ao cinema há algumas semanas, soube-me bastante bem ver este filme onde destaco, sem dúvida, num enredo complicado (ou não - porque a meio o filme previ logo o final) as cenas de comédia, que são inteiramente protagonizadas pelo Johnny Deep (aqui sim parecia ele) e que tornam o filme leve e agradável de seguir.

Recomendo!!! É um serão agradável!!!

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Frango à passarinho

Tanta coisa boa para partlhar e o tempo que não me deixa vir aqui.
Ai o que eu gostava de ter nascido noutra época em que não precisávamos de correr atrás de objectivos e que o trabalho não consumia a nossa vida. Mas nasci nesta... tenho de me ajustar!!!!
As fotos amontam-se na máquina e agora tinha de escolher: o bolinho do fim de semana, o frango do almoço de domingo, a carne estufada que ficou uma delícia, os croquetes, os rolinhos de queijo e fiambre (ufa... fartei-me de cozinhar no fim de semana!!!) e mais umas quantas coisas que já fiz há algum tempo mas que gostava de partilhar.
Como a última receita foi de um bolo optei por um prato salgado: o meu almoço de domingo.

O frango à passarinho (não sei de onde lhe virá este nome) é um prato que todos adoramos cá em casa. Quando a semana passada me lembrei que já não o fazia há um tempo, as reclamações foram mais que muitas e lá tive de fazer o abençoado frango.

Ingredientes:
1 frango partido em pedacinhos pequeninos (peço que cortem no talho)
5 ou 6 dentes de alho
2 folhas de louro
sumo de dois limões
sal
pimenta
piri-piri
óleo para fritar

Preparação:
Coloca-se o frango numa travessa e tempera-se com os alhos, o louro, o sal, a pimenta, o piri piri e o sumo de limão. Deixa-se marinar no frigorifico (preferencialmente tempero de véspera para o frango absorver o gostinho dos temperos).
Numa frigideira funda (uso daquelas pretas para fritar batatas para não salpicar) coloca-se o óleo e frita-se o frango até ficar bem tostadinho.
Acompanhei com batatas fritas e salada de alface temperada com azeite aromatizado com oregãos.

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Bolo Rei

Hoje é Dia de Reis, data em que se assinala a data em que os três Reis Magos (Gaspar, Belchior e Baltasar) foram visitar a dar prendinhas ao Menino Jesus.
Belchior ofereceu-lhe ouro, Gaspar incenso e Baltazar mirra.

Em alguns países, nomeadamente em Espanha, é tradição dar as prendas (de Natal) às crianças neste dia – se calhar até faz algum sentido.

Em Portugal não é um dia com muita importância, mas ainda há, em certas regiões, a tradição de cantar as Janeiras.

Do ponto de vista gastronómico, neste dia gosto de comer bolo-rei.

Chovia tanto (ainda chove!!!) que quando saí do trabalho não me apeteceu ir comprar nenhum bolo Rei, como tal, resolvi pegar na Bimby e fazer um em casa.

Fonte:Revista Momentos de partilha nº. 2

Ingredientes:
- 450 g de farinha Branca de Neve fina (usei do Mini-preço ou Pingo Doce - é o que costumo comprar!!)
- 70 gr de açúcar
- Casca de 1 laranja e 1 limão (sem a parte branca)

- 130 gr de leite
- 70 gr de manteiga
- 3 gemas de ovo
- 40 g de vinho do Porto
 
- 20 gr de sumo de laranja
- 25 g fermento padeiro fresco
- 1 pitada de sal
- Frutas cristalizadas a gosto
- Frutos secos a gosto

- gema de ovo para pincelar

(Fiz metade da receita e deu um bolo com quase 900 g)

Preparação: 

Pese a farinha e reserve.
Coloca-se o açúcar no copo e pulveriza-se 15 seg vel 9. Junta-se as cascas e pulveriza-se mais 15 seg vel 9.
Junta-se o leite e a manteiga e programa-se 30 seg./temp.37°/vel.6. Depois 30 seg/vel 9.
Entretanto, adiciona-se as gemas, o fermento,
o sumo e o vinho do Porto e mistura-se tudo à velocidade 3 durante alguns segundos.
Com a Bimby em funcionamento na vel 3 junta-se a farinha através do bocal da tampae mistura-se de novo 15 seg./vel.6.
Junta-se o resto da farinha e programa-se 3 min./Vel. Espiga. A massa deve formar uma bola e não deve ficar agarrada às paredes do copo. Se isso acontecer polvilham-se as paredes do copo com farinha e de seguida amassa-se mais um min vel espiga.


Depois, deixa-se a massa no copo até dobrar o volume.
Depois pressiona-se a massa com as mãos e amassa-se de novo 1 min vel espiga. Mais 30 seh vel espiga e juntam-se as frutas cristalizadas (cerca de 250 g) através do bocal da tampa.
Retira-se a massa do copo, amassa-se com as mãos até formar uma bola e polvilha-se a mesma com farinha. Dá-se-lhe a forma de uma rosca e coloca-se num tabuleiro untado com manteiga e polvlhado com farinha. Pincela-se com ovo batido e decora-se com as frutas cristalizadas. Pode tb enfeitar com açucar humidificado (mistura-se bem açucar com  de água na proporção de 100g para 2 colheres de chá de água)
Deixa-se a massa repousar até dobrar de volume (coloquei no
forno a 50°).
Depois, faz-se subir a temperatura a 180° e coze durante cerca de 20 minutos.

Aqui há tempos tinha feito bolo rei mas não correu muito bem. Embora tenha ficado delicioso não cresceu quase nada (acho que pus pouco fermento).
Desta vez resolvi ler a receita como deve ser (inédito) e correu muito bem. Como dizia a minha avó: Está bonito e bom!!!!
E a acompanhar um cházinho... não vos digo nada!!!!

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Quiche de atum com milho e pimentos em base aromatizada com tomate e manjericão

Uma das coisas que tenho a mania é de pegar em várias receitas e fazer um 2 ou 3 em 1.
Quando abri a revista "Bimby Momentos de Partilha" do mês de Janeiro chamaram-me logo a atenção as massas quebradas aromatizadas. Hummm!!! Que boa ideia!!!!
Quando me calhuo a mim levar uma quiche para a passagem do ano, claro que tinha que fazer o teste. Mas eu gosto de levar para as festas coisas que eu já tenha testado e a minha quiche de atum costuma ficar muito boa. OK. Vou só inovar na massa.
Mas vou aromatizar com quê?
Coentros? Tinha-me esquecido de comprar.
Concentrado de tomate? Não costumo ter!!
Mangericão? Tenho o meu vaso na janela. Boa!!! Vou juntar tomate que joga bem com o magericão e com o atum.
Fiz assim:

Ingredientes para a massa:
200 g de farinha
90 g de margarina para culinária
40 g de água
1/2 colher de chá sal
1/2 colher de chá açucar
10 g de folhas de mangericão
3 ou 4 colheres de calda de tomate (usei triturado com alho e cebola)

Preparação da massa:
Colocam-se todos os ingredientes no copo e programa-se 15 seg. vel 6. Estende-se a massa com o rolo e forra-se uma tarteira . Pica-se a massa com o garfo.


Ingredientes para o recheio:
1 lata grande de atum (gosto de usar das do Pingo Doce)
1/2 lata das pequenas de milho doce
pimento vermelho, verde e amarelo picadinhos
1 dente de alho picadinho
4 ovos
1 pacote de natas
sal e pimenta qb.

Preparação do recheio:
Desfaz-se o atum e envolve-se com o milho, os pimentos e o dente de alho.
Bate-se os ovos e depois deita.se as natas. Tempera-se com sal e oimenta (não muito) e bate-se bem.
Entretanto, misturam-se os ovos com o preparado de atum e coloca-se na tarteira.
Vai ao forno cerca de 25 a 30 minutos (mas claro isto é uma referência porque depende do forno)

Gostei da massa aromatizada e até cheguei à conclusão que posso pôr mais quantidade de aromas.

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Sushi de pão

Tal como referi ontem, vou partilhar as minhas delicias da passagem do ano.
Hoje é o Sushi de pão, uma entrada muito simples de fazer e muito saborosa. Já faço há bastante tempo a versão com fiambre e queijo de ervas, mas como já disse, inspirada aqui , fiz uma variante com patê de atum.


Colocam-se 6 fatias de pão de forma (sem codea) sobre papel de aluminio. Passa-se o rolo da massa sobre cada fatia para torná-las mais fininhas.

E é aqui que podemos inventar.

Na primeira versão barrei o pão com queijo de ervas e sobre o creme coloquei fatias de fiambre.

Depois enrola-se com cuidado e vai ao frigorifico


Versão com pasta de atum:
Na Bimby, triturei durante alguns segundos, o atum e o pimento. Juntei entretanto a maionaise e envolvi tudo.
Barrei o pão com esta pasta e por cima coloquei folhas de alface


Enrolei o pão fazendo o rolo como referido atrás.
Depois de algumas horas cortam-se as fatias e o aspecto é este




Fica bonito na mesa e é delicioso.

Sangria de Champanhe para brindar a 2011

A minha passagem do ano foi passada, como é habitual, entre amigos, à mesa, com conversas animadas e jogos divertidos (Singstar e Buzz). Cada uma de nós fez um doce e um salgado (entrada ou saladinha), o jantar foi leitão à Bairrada e à ceia o camarão fez uma visitinha.

A minha contribuição para a mesa foi:
  • Tiramissu
  • Quiche de atum com milho e pimentos, para a qual fiz uma massa quebrada excelente (inspirada numa novidade da revista bimby nº 2) aromatizada com tomate e mangericão
  • "Sushi" de pão - que já fazia com queijo e manteiga de ervas e inspirada aqui fiz com paté de atum e alface - Muito bom
e, the last but not the least:
  • Sangria de espumante - Não é para me gabar mas é um dos meus ex-libris. 

Entretanto hei-de divulgar tudo mas hoje começo pela sangria  para brindar ao novo ano.

Num jarro colocam-se os liquidos na proporção de uma garrafa de espumante (uso normalmente Asti) para crca de 0,5 l de S even-up (ou um bocadinho menos  se quisermos mais alcoolica, eu gosto assim).
Junta-se 2 ou 3 paus de canela, 3 colheres de açucar louro e mexe-se. No final deita-se morangos ou framboesas ou ambos.
Como não tinhamos jarro suficientemente grande desta vez fiz numa taça mas garanto-vos que o sabor não mudou nada.
A foto não está brilhante mas mesmo assim, cá vai.
Tchim... Tchim... à vossa saúde!!!!

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Feliz 2011


Como o 2011 não se avizinha fácil o melhor é pormos um foguete nos pés e desejar que ele passe depressa.

Mas em todo o caso vamos tentar todos fazer um esforço para endireitar este país e acima de tudo SER FELIZES!!!!

Um Bom 2011

Passagem do Ano

Não tenho qualquer vontade de celebrar a Passagem do Ano. Nunca liguei a esta data e cada vez mais acho que é um dia como os outros.

Choca-me que com a situação em que o país se encontra se continue a gastar tanto numa noite. Mas será que há mesmo crise? Só para alguns porque os restantes vão encher os hoteis, os restaurantes, as festas onde vão comer o mesmo que comeriam no dia seguinte mas pagar 4 ou 5 vezes mais. Enfim... é o país que temos!!!!

Para mim,  2010 foi um ano muito mau. Não posso dizer que foi o pior da minha vida, porque o pior foi aquele em que faleceu o meu pai, mas foi um ano muito mau por vários aspectos. O 2011 não se avizinha melhor.

Então, comemorar o quê?

O melhor mesmo é ficar por casa com um grupinho de amigos e preparar um jantarinho apetitoso.

Pode ser com umas entradinhas, uns patês,  um belo prato de bacalhau (por exemplo), uns camarõezinhos para a ceia, uns docinhos (não podiam faltar) e o convívio sempre agradável de uma noite passada com os amigos, onde uns jogos e o Karaoke poderão ser uma boa animação.

O bacalhau até pode ser este que é bem saboroso:

Bacalhau com queijo

Cozem-se batatas novas pequeninas ou batata normal às rodelas, bacalhau e espinafres.

Desfia-se o bacalhau e coloca-se às camadas alternadas com as batatas e os espinafres

Numa frigideira põe-se as cebolas às rodelas com azeite para murchar. 

Acrescenta-se queijo da serra ou da ilha ou de cabra (convém ser um queijo co sabor forte) e deixa-se derreter. Depois juntam-se as natas e deixa-se ferver um pouco.

Deita-se a mistura de natas por cima do bacalhau e cobre-se com broa de milho esfarelada.

Vai ao forno.

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Pannacotta com molho de morango (Bimby)

E para quem quiser uma sobremesa deliciosa para a Passagem do Ano recomendo esta  pannacotta que fiz no Natal.

Ingredientes:

P/ a panna cota: 

7 folhas gelatina , grandes
500 g natas
150 g açucar
250 g leite
1 saqueta açucar baunilhado
100 g vinho do Porto

P/ o molho: (faço normalmente ½ da receita e é suficiente)

500 g morangos
150 g açúcar

Preparação da pannacotta:
Numa taça coloque a gelatina com um pouco de água para hidratar. Reserve.
Coloque no copo as natas, p açucar, o leite, o açucar baunilhado e programe 6 min/80º/vel3.
Junte o vinho do Porto (eu prefiro sem o vinho do Porto) a gelatina escorrida e programe 15 seg/vel 6
Deite numa forma de coroa e leve ao frigorifico (de preferência faz-se de véspera para ficar com a consistência ideal)

Preparação do molho:
Lave os morangos e coloque-os no copo. Triture 7 seg/vel 5.
Adicione o açucar e programe 5 min/Varoma/vel 2
Deite de imediato em frascos esterilizados (eu prefiro fazer menos quantidade- normalmente 250g de morangos e faço sempre o molho fresquinho)

Acompanha-se a pannacotta com este molho.

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Aproveitamentos do Natal - Bacalhau

Tal como prometido venho contar o meu almoço de domingo a seguir ao Natal, que serviu para aproveitar o bacalhau, as couves e as batatas.

Desfiz o bacalhau em lascas, cortei as batatas aos quadradinhos, e a couve também em bocados.

Habitualmente faço apenas uma cebolada com bastante cebola, alhos e azeite mas desta vez variei um bocadinho. Há cebolada, acrescentei um pouco de calda de tomate e um pacote de natas.

Coloquei tudo num tabuleiro e levei um bocadinho ao forno. Ficou delicioso e com este aspecto que podem ver.

domingo, 26 de dezembro de 2010

Rescaldo do Natal - Perú recheado

Meu Deus tanta coisa para contar q nem sei por onde começar.

Primeiro a sensação habitual. Antes do Natal andamos numa correria e de um  momento para o outro... já passou. Mas a Noite foi muito bem passada com a família reunida e boa disposição, porque afinal o Natal é isso mesmo. Só tenho pena que os míudos hoje não vivam o Natal com a inocência, a emoção e o prazer que eu e os miudos da minha altura viviamos (felizmente que penso ter conseguido incutir aos meus filhos essa emoção). Achei piada quando o mais novo dizia para as primas. "Vocês ainda são umas pitas e já nem querem brinquedos. Eu com a tua idade (dirigindo-se para a mais nova que tem 11 anos) ainda pedia Action Man's ao pai Natal"

Nas refeições foram tantas as coisas boas que vou ter de partilhar aos poucos.
A mesa esta linda não estava?
Ao jantar não faltou o bacalhau com as batatas e as couves e os docinhos, claro. Fiz:

Mouse de chocolate (se não fizesse matavam-me!!!) 
Creme de dois chocolates (Receita do Manuel Luis Goucha)
Panacotta com doce de morango 
Bolo de amêndoa com doce de ovos (a receita era com nozes mas aproveitei umas amêndoas que cá andavam por casa)
Pão de ló de Ovar (receita do livro " Massas e doces" da Bimby. Ficou excelente)
Tarte pastel de nata ( a pedido da minha sobrinha Catarina)
Brigadeiros

Estas receitas vão sair um dia destes. Porque hoje vou servir o perú.

Pois é, para o almoço de dia de Natal fiz perú recheado que acompanhei com batatas fritas, castanhas fritas, arroz de cenoura e esparregado. Estava bom mas não foi das vezes que me saiu melhor.

Fiz assim:

Perú recheado à Reis Magos

Na 5ª feira à noite deixei o bichinho a banhos em água, aguardente, laranjas e limões.
Na 6ª feira à noite arranjei-o e limpei-o todo.

No sábado de manhã preparei o recheio:
300g carne de vaca picada
300g carne de porco picada
150g de entremeada picada
1 cebola
150 g de vaqueiro (eu uso azeite)
200 g de castanhas cozidas
1 maçã reineta
30 g Nozes
Azeitonas pretas (desta vez não pus porque há cá 1 ou 2 esquisitos q não gostam)
1 cáli aguardente
3 ovos
Depois da carne estar refogada com  cebola e o azeite, fora do lume juntam-se os restantes ingredientes, sendo os ovos e a aguardente os últimos para ligar

Recheia-se o perú com o preparado anterior e vai ao forno barrado com esta pasta:
100 g de Toucinho gordo
Alhos
Colorau
Vinho branco
um pouco de azeite
Sal
Coloquei tudo na Bimby e triturei.

Como era um bichinho de cerca de 7 Kg esteve quase 3 horas no forno, mas ficou bem coradinho, como se pode ver.

Quanto às sobras não se podem desperdiçar. Eu depois conto o que fiz.

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Prendas de Natal - Resultado final

O aspecto final dos meus presentes de Natal foi este
 Aproveito para mostrar o meu centro de Natal


E um presépio que me ofereceu a minha vizinha, feito por ela