quinta-feira, 26 de Janeiro de 2012

Legumada com camarão

Sabem aqueles dias em que não temos nada para o jantar e não nos apetece fazer nada? Este jantar saiu num desses dias e ficou bem bom!!!


Ingredientes:
Legumes vários: Usei courgettes, repolho e couve coração, tomate, cebola, cenoura e pimento
Azeite
alho
coentros
azeite
sal aromatizado

Preparação:
Na wok coloca-se o azeite, o alho picadinho, a cebola laminada e deixa-se fritar um pouco.
Vão-se adicinando os legumes e vai-se mexendo.
Tempera-se com sal aromatizado e coentros picados (só os talos).
Deixa-se estufar na wok, mexendo de vez em quando.
Entretanto junta-se o miolo de camarão, envolve-se e estufa mais um pouco até o camarão ficar cozido (3 a 4 minutos)
Depois de pronto polvilha-se com as folhas de coentros picadinhas.

sábado, 21 de Janeiro de 2012

Pão recheado

Aqui há tempos fiz uma receita de pão recheado com queijo, maionaise, bacon, etc, que sinceramente não é mau, mas achei um pouco enjoativo.

Quando, em conversa com uma colega de trabalho, falávamos sobre as iguarias a preparar para o Natal e passagem do ano, ela me falou neste pão, eu decidi de imediato que tinha de experimentar. Fiz logo no Natal mas esqueci-me das fotos.

Mas como a receita é mesmo deliciosa e na passagem do ano - que foi entre amigos e onde cada levava as suas contribuições culinárias - voltei a fazer e a foto não foi esquecida. O que estava esquecida era a receita no blog. Mas nunca é tarde para uma coisinha tão boa!!!


Ingredientes:
1 pão caseiro (no Natal fiz em bolinhas caseiras, para espalhar na mesa em festas é uma excelente solução)
1/2 frasco de maionaise
250 g de queijo, mas depende do tamanho do pão (usei em barra do Modelo)
5 ou 6 dentes de alho
oregãos

Preparação (na bimby):
Picam-se os alhos 5 ou 6 seg na vel 6/7. Junta-se o queijo e tritura-se na mesma velocidade. Adiciona-se a maionaise e mistura-se uns segundos na vel 3.
Coloca-se o preparado dentro do pão, ao quel se retirou  miolo e polvilha-se com oregãos (eu, como adoro oregãos envolvi também alguns no preparado).
De seguida vai ao forno e serve-se com tostinhas. Eu parti o miolo em fatias finas e coloquei também no forno.

Quem não tem bimby (como é o caso da minha colega que me deu a receita): Pica os alhos bem picadinhos e corta o queijo em quadradinhos bem pequeninos. O resto do procedimento é igual.

sexta-feira, 20 de Janeiro de 2012

Sapateira recheada

Aproxima-se o fim-de-semana, o que cá por casa é sinonimo de petiscada... uma sapateira é sempre uma boa ideia.

Não gosto de misturar muitos ingredientes no molho da sapateira porque gosto de conservar o saborzinho das ovas. Quando elas são bastantes como era o caso desta, o resultado é sempre belissimo.




E antes de passar à receita uma dica para quem não sabe (eu descobri há pouco tempo): as peixarias já vendem só as ovas da sapateira congeladas (pelo menos na minha há), o que é uma boa solução para quando as sapateiras não são suficientemente recheadas.


Ingredientes:
1 sapateira fêmea
1 ovo cozido
50 grs de pickles
2 ou 3 colheres de sopa de maionese
umas gotas de tabasco

Preparação:
Coze-se a sapateira com um pouco de sal, piri.piri e 2 dentes de alho esmagados.

MOLHO:
Coloca-se no copo da Bimby os pickles e pica-se 5/6 segundos, veloc. 9.Reserva-se e repete-se a operação para o ovo cozido.
Adiciona-se as ovas da sapateira aos pickles e ouvo cozido e envolve-se bem com a maionaise. Tempera-se com um pouco de tabasco.
Coloca-se o recheio na carapaça e serve-se com tostinhas.



segunda-feira, 16 de Janeiro de 2012

Bacalhau - mais uma maneira de o fazer

Tinha decidido fazer para o almoço bacalhau à Zé do Pipo, mas quando cheguei à cozinha não me apeteceu. Não estava com muito tempo, mas passei os olhos por umas revistas. Nada!!!

A porcaria da gripe que ainda não está 100% curada (ainda tenho imensa tosse e continuo ranhosa) tem-me deixado sem inspiração nenhuma e não tenho feito nada de jeito. Mas ontem estava com vontade de contrariar isto. Tenho saudades da cozinha e por isso tinha que sair uma receitinha boa. E saiu este delicioso bacalhau!!!!!


O nome da receita? Não sei, é apenas uma das mil maneiras de fazer bacalhau.

Ingredientes:
4 postas de bacalhau
2 cebolas
6 dentes de alho
1 embalagem de cubinhos de bacon
grelos (usei congelados)
batatas para fritar
azeite
vinagre balsâmico
2 ovos cozidos
ovo e farinha de milho (para "panar" o bacalhau)

Preparação:
Comecei por preparar a cebolada.
Numa frigideira coloquei azeite, as cebolas laminadas em meia-lua e os 3 dentes de alho picadinhos. Deixei alourar e juntei os quadradinhos de bacon. Temperei com um pouquinho de pimenta moida na altura e deixei estufar um pouquinho. Reservei.
Fui preparando o bacalhau e fritei-o passando previamente por ovo e farinha de milho.
Ao mesmo tempo fui fritando as batatas às rodelas.
Entretanto, noutra frigideira deitei azeite e os restantes alhos picadinhos e salteei os grelos, adicionando um pouco de vinagre no final.
Antes de empratar voltei a colocar a cebolada ao lume e refresquei com vinagre balsâmico, deixando apurar um bocadinho.
Empratei o bacalhau, colocando por cima a cebolada e o ovo cozido picadinho e acompanhando com os grelos salteados e as batatas fritas.

quarta-feira, 11 de Janeiro de 2012

Alerta para a hora dos contadores bi-horários da edp

Tenho estado com uma gripe infernal que me tem afastado daqui, mas como hoje já me sinto um pouco melhor, tenho um assunto urgente a partilhar, porque o que me aconteceu a mim pode estar a acontecer com um de vós.

Então a história reza assim:

Não sei se alguém viu um mail que circula pela net de um casal de Braga que denunciava o facto de os contadores da luz não terem a hora de acordo com a hora real.

Eu vi e, sinceramente, esquecia-me sempre de verificar o contador. A semana passada lembrei-me e fui ver. O MEU CONTADOR APRESENTAVA UMA DIFERENÇA DE 30 MINUTOS.

Provavelmente estão a pensar o mesmo que entretanto já alguém me disse: Se, por um lado, fico prejudicada à noite, por outro, fico beneficiada de manhã.

Mas não!! É que às 7 da manhã está tudo a dormir e só o frigorifico e a arca estão ligados, enquanto que à meia-noite, tenho as televisões, os computadores e algumas luzes ligadas, porque cá em casa deitamo-nos todos tarde, e mais grave do que isso, é a hora em que eu começo a lavar a roupa e a loiça – ou não fosse por isso, que tenho bi-horário.

Assim, quando eu punha as minhas máquinas da roupa e da loiça a lavar à meia-noite, ainda o contador marcava 23:30 h e por isso a 1ª meia-hora de consumo das minhas máquinas tem estado a ser cobrada em horário de “cheio”. Sabe-se lá desde quando!!!!!

Claro que já reclamei com a EDP e já me foram acertar o contador mas quanto a ser reembolsada a coisa não vai ser fácil. Vou ter de reclamar por escrito e depois logo se vê.

Imaginem só o dinheiro que a EDP mete ao bolso com situações iguais a esta, por isso, aconselho todos a divulgar esta minha “história” e a verificar a hora do contador.

Vamos ver o que isto vai dar.

quinta-feira, 5 de Janeiro de 2012

Passatempo troca de Natal entre blogs

Sei que estou atrasada com esta publicação, mas mais vale tarde que nunca!!!

As minhas prendinhas da troca de prendas de Natal organizada pela Vânia dos Cinco Sentidos na Cozinha, foram oferecidas pela Elsa do blog "Comidinhas da Elsa" e achei até muito engraçado porque na troca de prendas da Páscoa recebi as prendinhas da sua mana, a Ana do "Pontos e Pensamentos".

A Elsa foi uma querida e mandou-me um monte de coisinhas bem giras. Querem ver:



Eu portei-me um bocadinho mal e atrasei-me a enviar as lembranças mas mandei e espero ela que tenha gostado tanto quanto eu gostei das delas.

Acho estas trocas de presentes bem giras. Venha a próxima!!!!!!

segunda-feira, 2 de Janeiro de 2012

Bacalhau no pão e parabéns à minha mãe

Aqui em casa em ainda não acabaram as festas porque hoje faz anos a minha mãe. PARABÉNS MÃE!!!

É uma chatice porque neste dia anda sempre tudo enjoado das festas. Ela até nem queria fazer jantar mas eu insisti e vamos fazer uma coisinha bem simples porque não posso deixar de lhe dedicar um bocadinho do meu tempo. Ainda não sei o que fazer mas logo, de certeza que terei uma inspiração de última hora!!!

E agora, como tenho muitas receitinhas para mostrar, aqui fica mais um dos pratos feitos nesta quadra.

Então, a pedido de várias famílias, aqui fica a forma como eu aproveitei o meu bacalhau e as couves da consoada. Inspirada numa receita da revista "Bimby - Momentos de partilha"  e noutra da Filipa Vacondeus, fiz este bacahau no pão.

Ingredientes:
1 pão redondo saloio (convém ser um pão alto)
bacalhau em lascas
couve portuguesa
3 ovos
azeite
alhos
sal

Preparação
Prepara-se o pão: corta-se uma tampa e retira-se todo o miolo sem ferir a casca.
Esmaga-se vários dentes de alho com a pele e doura-se no azeite.
Coloca-se no pão, por camadas, o bacalhau, as couves, e os ovos em cubos.
Rega-se com o azeite e os alhos (deve ser bastante azeite) e vai ao forno, previamente
aquecido a 250 ºC, apenas para tostar o pão.

Só vos digo, o bacalhau fica mesmo bom, mas o pãozinho tostadinho e aromatizado com o alho e o azeite fica ... huuuummmmm, delicioso!!!!!

Nota: A receita original também leva grão mas eu optei por colocar apenas as sobras do jantar da consoada. Hei-de experimentar com grão!!