terça-feira, 29 de Novembro de 2011

Sobremesa do Jamie Oliver

Esta sobremesa já foi feita há um tempinho e foi inspirada numa receita do programa "30 minutos com o Jamie Oliver"

É optima para se preparar uns minutinhos antes do almoço e servir logo a seguir. Como eu sou apressadinha, preparei logo tudo antes de almoço e o gelado derreteu demasiado... perdeu-se no aspecto final, mas em sabor não se perdeu nada. 

Por outro lado, não tomei notas da receita e como já aqui referi há uns tempos, perdi as gravações dos meus programas de culinária. Mas eu vou deixar a receita adaptada e com as recomendações do Chef que me recordo.


Ingredientes:
Bolachas de manteiga (usei Galletes Brettonnes)
Framboesas
2 colheres de açucar
Gelado de natas
Chocolate
Leite

Esfarelam-se as bolachas no fundo da taça.
Levam-se ao lume as framboesas com o açucar e um nadinha de água. Vai-se mexendo e depois de ferver um pouco coloca-se as framboesas em cima das bolacha. Reserva-se.
Derrete-se também o chocolate negro e adiciona-se um pouco de leite. Vai-se mexendo até obter um liquido espesso. Reserva-se e na hora de servir se necessário amorna-se um pouquinho (foi aqui que eu me antecipei e fiz logo tudo de seguida).
Na hora de servir coloca-se o gelado por cima da bolacha e das framboesas e rega-se com o chocolate quente.

segunda-feira, 28 de Novembro de 2011

Frango com alecrim e vinagre balsâmico

Ainda não é inverno mas o tempo está como eu gosto: solarengo e frio!!! É este o meu inverno, onde nos apetece sair à rua, bem agasalhados ou ficar no sofá enroscadinho numa manta e com o sol a entrar pela janela.
E se há coisas que me confortam com este tempo, é o forno ligado com uma bela refeição lá dentro. Um assado, é o que eu chamo de comida quentinha que aquece as nossas casas e conforta a alma.
A mim, sabe-me e cheira-me a comida da mãe e da avó e lembra-me tempos antigos. Talvez por isso adore este tipo de refeição e espero que, um dia, os meus filhos tenham também esta referência.

Por isso, seja carne, seja peixe, no Inverno o meu forno é dos electrodomésticos mais utilizados cá por casa. Desta vez um simples frango, uns condimentos saborosos e aqui está uma bela refeição.



Ingredientes:
1 frango
1 haste de alecrim fresco
pimenta rosa
3 dentes de alho picadinhos
vinagre balsâmico
azeite
sal a gosto
piri-piri (opcional)

Preparação:
Arranja-se o frango e tempera-se com sal e piri-piri, alhos picadinhos, alecrim, pimenta rosa e vinagre balsâmico.
Rega-se com um fiozinho de azeite e deixa-se descansar durante cerca de 1 hora, coberto com a célebre folha de papel de aluminio que raramente dispenso nos assados.
Vai ao forno ainda com a folha de papel de aluminio e quando está quase assado, retira-se a folha para corar.

Mais uma solução bem apetitosa e que todos gostaram bastante.

sexta-feira, 25 de Novembro de 2011

Crumble de marmelos

Lembram-se deste crumble? Pois desta vez resolvi adaptá-lo a uma nova fruta. Antes que se acabem os marmelos cá vai disto!!!

É feito exactamente da mesma maneira por isso não vale a pena repetir a receita, mas posso dizer que fica com um agradável sabor a marmelada que conjugado com o crumble... Huuummmmm!!!!!

quinta-feira, 24 de Novembro de 2011

O Natal entre blogs


A Vânia dos Cinco Sentidos na Cozinha propôs uma troca de prendinhas de Natal entre blogs de culinária.

Não acham uma boa ideia?  Eu cá acho bem giro e já me inscrevi. Passem por lá e inscrevam-se também .

Vá lá... vamos lá entrar no espírito de Natal.

Batatas a murro com alecrim

Isto não é propriamente uma receita mas sim uma sugestão de acompanhamento que, cá em casa, tanto serve para peixe como para carne grelhada - Batata a murro.

As batatinhas são cozidas inteiras, com bastante sal e cobertas de água. Depois de cozidas limpa-se bem o excesso de sal e depois dá-se um murro em cada uma delas. Depois rega-se com azeite quente com alho picadinho.

Desta vez apenas fiz uma pequena alteração no molho e levei ao lume, a ferver, azeite, alho e alecrim (esta é a novidade). Como era para acompanhar carne achei que devia resultar bastante bem. E não me enganei!!!!



quarta-feira, 23 de Novembro de 2011

Peixe espada preto no forno

Nunca tinha experimentado filetes de peixe espada preto, mas um dia destes encontrei uma amiga na peixaria e ela ia comprar e só dizia maravilhas. Também o  João, dono da peixaria, não se cansava de elogiar o peixe. 

Resolvi comprar, mas, desde logo, decidida a não fazer fritos... e não fiz!!!

E não é que no forno ficou uma delícia? O peixe espada preto está aprovadissimo. Sem dúvida para repetir.


Ingredientes:
8 filetes de peixe espada preto
2 cebolas  médias
3 dentes de alho
1 tomate maduro (usei congelado)
oregãos frescos
sal e pimenta a gosto
azeite
vinho branco
batatas
1 dente de alho
1 folha de louro

Preparação:
Rega-se o fundo do tabuleiro com um fio de azeite e colocam-se os filetes. Tempera-se com sal e pimenta, com as cebolas laminadas em meias luas, os dentes de alho picados, o tomate picadinho e os oregãos frescos. Rega-se com um fio de azeite e um pouco de vinho branco e deixa-se apurar os sabores cerca de 20 minutos. 
Depois leva-se ao forno a assar.

Entretanto, descascam-se as batatas e cortam-se em cubos. Cozem  cerca de 7 a 8 minutos (só um entalão) em água aromatizada com sal, pimenta, um dente de alho esmagado e uma folha de louro.
Depois escorrem-se e juntam-se ao peixe, envolvem-se no molho e deixa-se assar.

terça-feira, 22 de Novembro de 2011

Pão com mistura de charcutaria

O meu filho Pedro andava, há que tempos, a pedir para lhe fazer um pão que tinha comido na casa de um amigo. Eu pedia-lhe explicações e ele dizia: Ó mãe, é um pão normal mas tem bocadinhos de bacon.

Resolvi pôr mãos à obra e experimentar fazer. Fiz um pão com farinha de trigo "normal" e, em vez de só pôr bacon, resolvi que devia fazer uma mistura de charcutaria.

Ficou bastante bom e é óptimo para os lanchinhos de domingo!!!


Ingredientes:
530g de farinha de trigo
330 ml de água
fermento de padeiro (cerca de 10g)
sal a gosto
Enchidos vários (bacon, fiambre, chourição...o q houver em casa)

Preparação:
Na cuba da máquina de pão colocar a água e o sal.
Pesar a farinhas e juntar à agua e sal.
Por cima esfarelar o fermento.
Programar a máquina (a minha é do Lidl) no programa 1 - Normal.
Quando a máquina apitar a pedir a adição de ingredientes juntar os enchidos partidinhos em quadradinhos.

Adoro o cheirinho do pão a cozer na minha cozinha!!!!

domingo, 20 de Novembro de 2011

De volta com uma receitinha bem saborosa... Feijoada de chocos

Tenho andado meio sem vontade, meio sem tempo (mas sinceramente é mais falta de vontade q de tempo) e por isso não tenho passado por aqui e não tenho sequer visitado as cozinhas amigas. Mas está tudo bem comigo (só a cabeça é que não está a ajudar, mas isto passa!!!) e como a cozinha não tem estado parada  tenho algumas receitinhas para pôr em dia.

Hoje deu-me as saudades deste meu cantinho e como o almoço de hoje estava uma delicia resolvi voltar, e embora não prometa uma grande regularidade vou tentar ir voltando aos poucos. Também já tenho saudades de visitar as vossas cozinhas, deve haver pr'ái grandes novidades!!!

Vou então começar pelo almoço de hoje. 



Ontem comprei um choco congelado com quase 2 Kg na peixaria onde costumo ir e que tem peixe com imensa qualidade. À partida ia fazer choco frito mas acabei por optar pela feijoada.Já tinha feito uma vez e não tinha corrido muito bem. Hoje ao contrário ficou excelente!!!! Da outra vez, se bem me lembro, fiz como uma feijoada normal, com chouriço e tudo. Hoje fiz muito mais simples e ficou muito mais saboroso.

Vamos lá à receita:

Ingredientes:
1 Kg de choco limpos
2 latas de feijão branco
2 cebolas médias
3 dentes de alho
2 tomates maduros (usei congelado)
1 folha de louro
1 copo de vinho branco
azeite
sal e piri-piri a gosto
coentros, a gosto

Preparação:
Num tacho aloura-se  a cebola em cubos, o alho picado, o louro e o azeite.
De seguida junta-se o choco partido em quadradinhos e o tomate  em cubos e tempera-se com sal e piri-piri.
Refresca-se com o vinho branco e deixa-se estufar cerca de 25 minutos, mexendo de vez em quando. Se começar a secar acrescenta-se um pouquinho de água.
Entretanto juntam-se os camarões e o feijão e deixa-se cozinhar cerca de 10  a 15 minutos em lume brando. Rectificam-se os temperos e juntam-se os coentros picadinhos.